Veículo vai percorrer interior do
estado recebendo manifestações da população
A Ouvidoria-Geral do
Estado (OGE) iniciou o projeto Ouvidoria Móvel de 2020. Na
estreia, duas edições de ouvidorias especializadas - de Polícia e a de Fazenda,
Licitações e Patrimônio Público - já contaram com o reforço de um ônibus
itinerante, novidade da OGE para os atendimentos às demandas da população
mineira. As ações foram realizadas em Belo Horizonte: uma no Detran-MG e, o
outro, na Superintendência Central de Perícia Médica do Estado, no centro da
cidade.
O projeto estabelece um canal de diálogo aberto ao cidadão interessado em
apresentar manifestações sobres os serviços públicos, prestados pelo Governo de Minas Gerais. “A
OGE é o órgão de interlocução do cidadão com o governo estadual, por meio do
qual ele apresenta suas manifestações e nós vamos entregar a resposta,
lembrando que o Estado sabe ouvir”, disse a ouvidora-geral do Estado, Simone
Deoud.
A OGE atende a população por meio de suas dez ouvidorias especializadas.
Após registrada pelo manifestante, que tem o anonimato garantido por lei, a
demanda segue para análise e, em seguida, é dada a resposta. “Ao receber a
reclamação, denúncia ou elogio, nós fazemos uma análise da plausibilidade do
que foi apresentado e, na sequência, encaminhamos para o setor competente do
Estado. Num prazo entre 30 e 60 dias, recebemos a reposta do que foi apurado e
retornamos para o manifestante”, explica a ouvidora de Fazenda, Licitações e
Patrimônio Público, Maria Elisa Braz, também ouvidora de Prevenção e Combate à
Corrupção.
Para este ano, a previsão da Ouvidoria-Geral é realizar 36 ações por todo o
estado. Ainda em março, serão realizadas outras cinco edições.
São dez as ouvidorias especializadas da OGE:
Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio
Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; ambiental e Agropecuária;
Prevenção e Combate à Corrupção; Assédio moral e Sexual; Desenvolvimento
Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social e Assuntos Gerais.
SEGOV