Padre “Santo” Donizetti morou em Muzambinho

Publicado em 26/11/2017 - geral - Da Redação

Padre “Santo” Donizetti morou em Muzambinho

Padre Donizetti é muito conhecido na região, e faz com que pessoas de diversas regiões peregrinem para Tambaú, como exemplo de devoção ao candidato a santo. Claro, a cidade de Tambaú aproveitou de seu taumaturgo para se tornar uma cidade foco de turismo religioso de consumo.

Além disso, o Padre Donizetti fez com quem em toda nossa região muitas crianças fossem batizadas com o nome Donizetti como segundo nome, inclusive muitos personagens da história de Muzambinho.

Mas o que me surpreende é lendo um artigo de Milton Neves eles nos conta que o Padre Donizetti chegou a residir em Muzambinho, e, pesquisando algumas fontes, acabo por concluir que sim, o religioso morou na infância em Muzambinho!

Além disso, ele é primo em segundo grau do Cel. Francisco Navarro e sobrinho e cunhado do Cel. Oscar Ornellas, de Cabo Verde.

Donizetti Tavares de Lima, de família de Franca nasceu em Santa Rita de Cássia, atual Cássia, em 3 de janeiro de 1882, sendo batizado em 22 de janeiro do mesmo ano, e viveu até 16 de junho de 1961, falecendo em Tambaú, cidade onde teve maior parte de sua carreira religiosa.

Sua fama se deu nos anos 1950 por causa de vários milagres de cura que lhe são atribuídos, e ele atribuía a Maria Mãe Santíssima. O padre está em processo de beatificação desde 2 de dezembro de 1996. Também é responsável pela conversão de diversas pessoas para região católica. Recebeu o nome de Taumaturgo de Tambaú, em homenagem à cidade onde foi pároco por 35 anos. Também atuou na sede da diocese de Campinas e por 16 anos em Vargem Grande do Sul como vigário.

Existe uma listagem de milhares de milagres alcançados pelo Padre Donizetti. O jornalista Joelmir Beting foi coroinha e aluno do Padre Donizetti.

Um dos irmãos do Padre, Belline Tavares de Lima, é o autor do hino da Revolução de 1932, pelo lado dos paulistas. Belline nasceu em Muzambinho.

Outros irmãos do Padre Donizetti ocuparam postos importantes na política e na música: Tristão Tavares de Lima Filho, Mozart Tavares de Lima, Modesto Tavares de Lima, e seu sobrinho Chopin Tavares de Lima, deputado e secretário estadual de Educação em São Paulo.

Colaborou: Otávio Sales