Publicado em 19/12/2018 - geral - Da Redação
Novidade estará acessível, até o fim do mês, por meio de link. Usuários poderão tirar dúvidas por meio de perguntas e respostas relacionadas aos medicamentos do Componente Especializado
Com
o objetivo de ajudar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas
Gerais a solucionar as suas dúvidas de uma maneira simples e rápida, o MG App,
aplicativo disponibilizado pelo Governo do Estado, irá
oferecer, até o final deste mês de dezembro, um link com Perguntas Frequentes
(PF) com questionamentos relacionados aos medicamentos ofertados no Estado.
A composição das perguntas foi formulada por meio da identificação das
principais demandas realizadas pelos usuários feitas pelo serviço telefônico
155 Lig Minas Farmácia de Todos, em 2018.
Para a superintendente da Assistência Farmacêutica da Secretaria
de Estado de Saúde (SES-MG), Daniela Aguiar Alberto, a inclusão do
Perguntas e Respostas no aplicativo veio da avaliação sobre a necessidade
de se disponibilizar essas informações aos usuários de forma rápida, pelo
celular, e aproximá-los ainda mais do serviço.
“Essa inserção veio para facilitar o atendimento ao usuário do SUS que busca
suporte, permitindo que ele encontre, de uma maneira simples e ágil, as
respostas para as suas dúvidas", afirma.
Ainda segundo Daniela, "é essencial investir na otimização dessa
seção do site. A começar pela definição das perguntas que são, de fato, mais
importantes. Quando o usuário se depara com uma lista corrida imensa de
perguntas e respostas, é provável que ele consiga chegar à resposta que
procura”, destaca.
Acesso facilitado
Segundo o responsável pela gestão do canal de informações 155 LigMinas Farmácia
de Todos na Superintendência Farmacêutica da SES-MG, Leonardo Verona, para ter
acesso ao link, no MG app, o cidadão deve
acessar no menu a aba “Saúde”, e selecionar os serviços “Consulta Medicamentos”
ou “Consulta Solicitação Medicamento”. Um link de acesso às Perguntas
Frequentes será disponibilizado na página inicial desses dois serviços.
“A disponibilização do acesso às Perguntas Frequentes via MG app irá auxiliar o
cidadão a solucionar as suas dúvidas, de forma ágil, sobre o Componente
Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Por meio do link, o cidadão
terá acesso às principais dúvidas do componente, como documentações exigidas
para abertura de solicitação, validade e renovação de documentações/exames,
informações sobre o trâmite da solicitação de medicamentos do Ceaf, como
acompanhar a situação da solicitação, entre outros”, explica Verona.
Ainda segundo Leonardo Verona, desde de 2018, o cidadão mineiro que possui uma
solicitação de medicamentos do Ceaf pode consultar pelo MGapp a situação
de sua solicitação. Além disso, caso a solicitação do paciente tenha sido
deferida, é possível consultar a disponibilidade do(s) seu(s) medicamento(s) no
estoque de sua Farmácia.
“Para acessar ao serviço, basta selecionar a aba Saúde no menu do
aplicativo, selecionar o serviço Consulta
Solicitação de Medicamento e informar a data de nascimento do
paciente e o número do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).
O cidadão também pode consultar, por meio do aplicativo, se o seu medicamento é
padronizado pelo SUS. Para acessar o serviço, basta selecionar a aba Saúde no menu do
aplicativo, selecionar o serviço Consulta
Medicamentos e informar a cidade de residência e o nome
genérico do medicamento”, finaliza.
MG app
O aplicativo foi criado com o objetivo de reunir informações e facilitar o
acesso do usurário aos serviços públicos estaduais, facilitando a resolução de
problemas e busca por informações, de forma simples, rápida por meio do celular
e outros dispositivo móveis.
Além de acessar endereços, sites, telefones úteis e horário de atendimento nas
principais unidades de prestação de serviços (como delegacias e escolas, por
exemplo), no aplicativo também é possível encontrar os serviços on-line da Companhia
Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia
de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento
de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Mais informações sobre o
MG app podem ser acessadas aqui.
SEGOV