Prefeito tenta mudar data de feriado e causa polêmica em Muzambinho

Publicado em 18/03/2015 - geral - Da Redação

Prefeito tenta mudar data de feriado e causa polêmica em Muzambinho

Uma polêmica "tomou conta" da rotina dos moradores de Muzambinho (MG): o prefeito baixou um decreto alterando a data do feriado do padroeiro da cidade, São José, de quinta-feira (19) para sexta-feira (20). A intenção era emendar o feriado com o fim de semana para os funcionários da prefeitura. O pároco de Muzambinho não foi avisado e não faltaram reclamações da população. No fim das contas, o Ministério Público considerou a medida ilegal, solicitando que ele voltasse atrás, e a tentativa terminou frustrada.

A polêmica começou na semana passada quando o prefeito Ivan de Freitas (PSDC) fez o decreto mudando a data do feriado em comemoração a São José. "A ideia principal era dar maior descanso para os funcionários que não iriam trabalhar sexta, sábado e domingo, lógico, e consequentemente o fluxo de trabalho seria melhor", explica o vice-prefeito Roosevelt Pereira de Paula.

A mudança não agradou o povo."Melhor não mexer, deixar o santo quieto", comenta uma moradora da cidade. "O pessoal aqui é bastante religioso, então o que importa é isso, a tradição da cidade", completa a professora Tatiane Imaculada de Oliveira.

E foram tantas reclamações que até o juiz da cidade resolveu intervir. "As redes sociais informaram este assunto, fato que nos levou a, no dia seguinte, fazer contato com o Ministério Público para achar uma alternativa e evitar que esse feriado fosse transferido", conta Flávio Umberto Moura Schmidt.

Para o Ministério Público, a mudança é ilegal e só poderia acontecer com a aprovação de uma lei municipal. "Nós estamos falando de um feriado municipal, e como tal, ele traz repercussões a diversas entidades, ao sistema bancário, aos próprios cartórios extrajudiciais, ao cartório judicial, por problemas relacionados com os prazos processuais, então são situações dessa natureza que acabam impactando a vida do município", explica o promotor Cláudio Gonçalves Martins.

O pároco da cidade, José Milton dos Reis, sequer foi consultado sobre a mudança, mas afirma que para os devotos não importa o dia do feriado, já que o dia de São José será sempre 19 de março. "Para o devoto, independente de ser feriado ou não, ele vai guardar aquele dia por respeito e também por devoção. Às vezes alguns fazem até promessas para não trabalhar naquele dia ou para guardar aquele dia como uma atitude de agradecimento e louvor a Deus e a São José por alguma graça alcançada."

Após a polêmica, a prefeitura assumiu o erro e voltou atrás. Na quinta-feira, dia 19, é feriado em Muzambinho. E como manda a tradição, no dia do padroeiro vai ter uma procissão às 19h e logo em seguida uma missa na Matriz de São José. E sexta-feira todas as repartições públicas vão funcionar normalmente.

FONTE: Do G1 Sul de Minas