Quadrilha fortemente armada explode o BB e o Bradesco de Monte Belo

Publicado em 13/02/2015 - geral - Da Redação

Quadrilha fortemente armada explode o BB e o Bradesco de Monte Belo

Bandidos estouraram as unidades do Bradesco e do Banco do Brasil, em Monte Belo, nesta madrugada de sexta-feira, 13 de fevereiro. Fortemente armados, os autores demonstraram ousadia, numa ação que incluiu vasto material explosivo e muita disposição, por parte dos criminosos, que chegaram a efetuar disparos não só na cidade alvo de suas ações, mas também durante a fuga, entre Ipuiuna e Pouso Alegre, a caminho do Estado de São Paulo.
Os assaltantes adentraram o município montebelense em quatro automóveis, sendo um Honda Civic cinza, um Toyota Corolla prata, uma Hilux preta e um Chevrolet Astra prateado. As duas agências foram tomadas ao mesmo tempo, tendo seis dos autores, em dois carros, se deslocado ao Bradesco, que fica na Rua Sete de Maio, na área central da cidade. Lá, dispararam com fuzis 5.56 e 7.62, além de pistolas automáticas 380 contra a porta do banco. Uma vez no interior, eles instalaram dinamites nos caixas eletrônicos, mas não conseguiram detonar a bomba.
Já no BB, que fica na Rua Honorata Luiza Teixeira, também no centro, o grupo destruiu a porta de entrada com uma marreta e fixou artefatos nos terminais, tendo chegado a explodir o local, danificado boa parte da agência, mas nem o cofre, nem os caixas foram violados a ponto de possibilitarem a retirada de valores. Com o disparo dos alarmes, a Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, mas os bandidos já não se encontravam nas imediações. Entretanto, deixaram para trás munições deflagradas, dois pentes/carregadores de pistolas automáticas e um rastro de destruição, junto ao sinal de que a criminalidade está um tanto quanto ousada.
Após constatarem que o roubo havia sido frustrado, os ladrões fugiram de Monte Belo e chegaram a trocar tiros com a PM de Pouso Alegre, num cerco-bloqueio armado nos limites de Ipuiuna, ainda no Sul do Estado, mas conseguiram fugir.
Ninguém, segundo consta, ficou ferido, apesar de que no interior do BB foram detectadas manchas de sangue. Câmeras de segurança registraram as ações delituosas, tendo inclusive comprovado que os autores efetuaram disparos não só contra as agências, mas em direção de lâmpadas e outros locais.
Por volta das 12h15min, integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais, da Polícia Militar de Belo Horizonte (Esquadrão Antibombas), pousaram de helicóptero em Monte Belo, onde atuarm no sentido de desarmar os artefatos que não explodiram, nas duas agências. Também no local, compareceram vários delegados, com ênfase ao Regional, Sérgio Elias Dias, da 18ª Delegacia de Segurança Pública, o qual já coordena uma pré-investigação, iniciada pelas autoridades.
Esta não é a primeira vez que o município de Monte Belo é alvo de tentativa de assalto desta natureza. Em 6 de dezembro de 2013, um grupo formado por cinco homens, entre moradores da própria cidade e gente de fora, explodiu o BB, além de ter assaltado um casal, de quem levou o automóvel. Naquela ação, no mesmo dia, dois rapazes foram presos e o restante do bando capturado posteriormente, em Juruaia e Guaxupé.

FOTOS: Foto Beto (Monte Belo) /  Carlos Alberto (Jogo Sério) e GMinas