Publicado em 17/12/2017 - geral - Da Redação
“É uma alegria muito grande”, disse o jornalista da Record TV e natural de Cabo Verde, no Distrito de São Bartolomeu de Minas
O jornalista Raul Antônio Dias, da Record TV, recebeu um Cartão de Prata em reconhecimento à atuação em favor do município de Osasco. A entrega da honraria aconteceu na noite da segunda-feira (11/12), durante Sessão Solene promovida na Câmara Municipal de Osasco.
A concessão do Cartão de Prata atende ao Decreto Legislativo 18/2017, de autoria do Vereador Ricardo Silva (PRB). “Essa homenagem acontece em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município. O Raul fez várias reportagens mostrando personagens de Osasco e denunciou um grupo de extermínio formado por PMs, que matou mais de 90 pessoas sem antecedentes criminais”, disse. Segundo Ricardo Silva, o homenageado realizou inúmeras reportagens investigativas em várias cidades brasileiras.
Antes da entrega da homenagem, foi exibido um vídeo, repleto de depoimentos de colegas de trabalho, contando a história do homenageado. Entre eles: Luiz Guerra, Gerson de Souza, Leticia Gil, Marta Cibele e Letícia Fagundes.
O Presidente da Câmara Municipal de Osasco, Vereador Elissandro Lindoso (PSDB), também parabenizou Raul Dias pela homenagem. “Para mim, uma grande justiça homenagear uma pessoa séria, que se dedicou ao jornalismo”, afirmou.
PROFISSIONAL HUMANO E HUMILDE
O jornalista e historiador Leonardo Abrantes usou a Tribuna da Câmara para falar sobre a atuação do homenageado, pautada pela competência, mas também pela humildade. “Ele consegue imprimir o lado humano dele no trabalho e Isso não é comum”, justificou.
Para Abrantes, a homenagem a Raul é mais do que merecida. “Foi um profissional que trouxe muita contribuição para o meio jornalístico”, completou.
O jornalista Leandro Santana enfatizou a capacidade que Raul Dias tem de pautar seu trabalho sempre com o mesmo tom, sem privilegiar ninguém. Segundo ele, essa é uma característica que poucos possuem. “Tenho orgulho de trabalhar com o Raul e fazer pare dessa história. A homenagem é uma iniciativa mais do que válida”, declarou.
A jornalista Denise Silveira, outra colega de profissão do homenageado, espera que a concessão da honraria sirva de inspiração para as novas gerações de repórteres. “Precisamos de jornalistas como o Raul para fazer um Brasil melhor”, afirmou.
DISCURSO EMOCIONADO
O jornalista iniciou o discurso afirmando que, embora tenha feito reportagens sobre denúncias em Osasco, esse tipo de trabalho serve como prestação de serviço. Isso porque abre a possibilidade de se corrigir o problema a partir da situação na mídia.
O jornalista se emocionou ao recordar um problema de saúde que superou e disse que a homenagem tinha um significado especial, porque muitas pessoas são homenageadas apenas após a morte.
“Osasco é um município que eu aprendi a gostar, fazendo algumas reportagens e admirar pelo crescimento e desenvolvimento, pelo povo dinâmico e trabalhador”, declarou. “É uma homenagem ímpar, uma alegria muito grande, um privilégio e, uma honra”, agradeceu.
(Deniele Simões)