Publicado em 04/06/2016 - geral - Da Redação
A variação foi positiva nos municípios da Micro Região da AMOG, conforme levantamento junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). No mês de abril, foram registradas 2.033 admissões, contra 1.264 desligamentos. O início da safra do café tem peso significativo neste momento positivo. O mesmo pode ser aplicado nas cidades polos de abrangência deste semanário. A variação positiva foi de 1.324, na comparação entre contratações e demissões. Somente as cidades de Muzambinho, Arceburgo, Conceição da Aparecida e Juruaia tiveram índice negativo entre admissão e desligamento no mês de abril.
O levantamento feito pela reportagem também aponta pela primeira vez o número de estabelecimentos comerciais nas cidades da região. Guaxupé lidera com 3.593, seguido por Monte Santo de Minas (1.439) e vindo a seguir a cidade de Muzambinho (1.225). Juruaia é o grande diferencial entre as cidades com até 10 mil habitantes com 702 empresas comerciais.
DESEMPREGO - Já no Brasil, a taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em abril de 2016, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o pior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, mas veio dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimavam uma taxa de desemprego entre 10,90% e 11,50%, com mediana de 11,10%.