Reitor do IFSULDEMINAS mostra ações no combate ao COVID-19

Publicado em 06/04/2020 - geral - Da Redação

Reitor do IFSULDEMINAS mostra ações no combate ao COVID-19

O Reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Marcelo Bregagnoli, prestou esclarecimentos na última semana sobre as ações desenvolvidas pela instituição de ensino no enfrentamento do COVID-19. São quatro frentes de ação. A produção de álcool em gel está acontecendo através de uma usina no Campus de Inconfidentes, que já processou mais de 3 mil litros de álcool em gel a partir de bebidas apreendidas pela Receita Federal. O IFSULDEMINAS recebeu em doação 21 mil litros de bebidas alcoólicas. Os Campis estão sendo usados como forma de distribuição, inclusive beneficiando a Santa Casa de Muzambinho.

Em outra frente de ação, o Instituto reuniu todas as impressoras 3D no Campus de Poços de Caldas para a produção de EPI (Equipamento de Produção Individual), basicamente viseiras para os profissionais da área de saúde. A meta inicial é produzir 1 mil viseiras, com distribuição nas unidades de saúde dos municípios que contam com Campi do IFSULDEMINAS. Posteriormente, também atendendo as demais localidades e parceiros. Também vale registrar uma outra frente de trabalho na produção de sabonete líquido no Campus de Pouso Alegre, com meta de 5 mil litros para distribuição.

Ainda foi aberta uma frente de trabalho de apoio ao caminhoneiros na rodovia Fernão Dias, com distribuição de álcool em gel e sabonete líquido, além de material de orientação. São estimados em torno de 200 atendimentos diários. Por fim, o Reitor destacou a doação de gêneros alimentícios nas três unidades chamadas “escolas fazendas” (Muzambinho, Machado e Inconfidentes). Tanto aqueles itens que estavam estocados, quanto a produção. Desta ação, são 85 entidades inscritas e credenciadas para recebimento dos gêneros alimentícios.

Prof. Marcelo ainda destacou a intenção disponibilidade de uma área em Muzambinho para implantação de um hospital de campanha. A análise ocorre no sentido da quantidade de atendimentos possíveis. Por fim, também é cogitado uso da estrutura do hospital veterinário no combate do COVID-19. O Reitor valorizou os servidores que estão empenhados nas ações desenvolvidas.