Publicado em 30/01/2015 e atualizado em 30/01/2015 - geral - Da Redação
Para o deputado estadual Ulysses Gomes, que atuou com o ex-deputado federal Odair Cunha diretamente junto ao governo estadual, ao Ministério da Saúde e aos prefeitos da região, esta é uma grande conquista da região: â??Com o SAMU, o Sul de Minas terá mais agilidade no atendimento de urgência e emergência oferecido ao cidadãoâ?.
A rede contempla 153 municípios, divididos em 12 microrregiões de saúde, todas organizadas na macrorregião Sul de Minas, por essa razão está sendo considerada a maior rede do Brasil em termos de atendimento. O SAMU regional será gerenciado pelo Cissul e farão parte da rede 34 ambulâncias de suporte básico e nove de suporte avançado, distribuídas em 34 bases em municípios para o atendimento da região. O custo para a manutenção de toda a rede de urgência e emergência será dividido entre municípios da macrorregião e governos estadual e federal.
A política estadual de urgência e emergência em Minas Gerais prevê normas gerais para a implantação das Redes Regionais de Urgência e Emergência no Estado, observadas as demais regulamentações federais. Desse modo, a rede é composta de: atenção primária em saúde; unidades de pronto atendimento; pontos de atenção hospitalar classificados de acordo com sua tipologia e função na rede; serviço de atendimento móvel de urgência; complexo regulador como instrumento de comando na resposta às demandas de urgência, sendo que à regulação de urgências do SAMU caberá à coordenação das ações apoiadas pelas outras centrais de regulação do complexo; e comitê gestor macrorregional das urgências e emergências.
Assessoria de Comunicação - Deputado Ulysses Gomes