Sebrae leva programa Líder para municípios da região

Publicado em 14/10/2019 - geral - Da Redação

Sebrae leva programa Líder para municípios da região

A primeira reunião do programa realizada em São Sebastião do Paraíso reuniu 45 pessoas entre empresários, gestores públicos e representantes da sociedade 

Empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil de São Sebastião do Paraíso (MG) e de mais 12 municípios da região, deram início, na quinta-feira (26), às atividades do Programa Lider. A iniciativa coordenada pelo Sebrae tem como objetivo estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. O programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que o Sebrae vem implementando, há 10 anos, em diferentes estados do país. 

O encontro de São Sebastião do Paraíso é o terceiro realizado em Minas Gerais. Segundo Nilo Raposo, analista do Sebrae MG, ao final do programa os participantes da iniciativa devem apresentar uma agenda de desenvolvimento para a região e construir uma convergência de forças entre as diferentes instâncias da sociedade. 

Para Ailton Sillos, presidente da Associação Comercial de São Sebastião, onde a reunião foi realizada, o Sebrae dá uma contribuição importante para o desenvolvimento sustentável dos municípios da região. “O Sebrae sempre teve um trabalho importante. Mas, no caso do programa Lider, a solução é ainda mais inteligente. Até então, o Sebrae sempre colocava os seus serviços à disposição dos empresários e da sociedade. Agora a lógica foi invertida. São os empresários que apresentam diretamente suas demandas”, comenta Ailton. 

Palestra que despertou atenção, foi com o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que discutir ações criativas e sustentáveis com base nas parcerias entre os diversos setores organizados da sociedade e o Poder Público para o desenvolvimento da região que queremos daqui a 20 anos. No evento, Silvio Barros enfatizou a construção de uma cidade melhor, através da colaboração e parceria entre os setores público e privado e ressaltou que os gestores devem escutar e permitir a contribuição da sociedade. 

“Estamos construindo uma convergência de esforços e prioridades em favor do desenvolvimento regional”, disse o jornalista Paulo Henrique Delfante, integrante do Lider.  

O trabalho do Líder em Paraíso foi conduzido pelos facilitadores professores Inocêncio Magela de Oliveira e Augusto Portugal, recrutados pelo Sebrae, e que acompanharão o grupo formado durante cada um dos oito encontros na fase de construção e nos demais Fóruns na fase de aplicação. 

Em Paraíso, no encerramento do encontro, esteve presente o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, que enfatizou o valor do programa: “O Sebrae oferece o Lider diretamente aos líderes empreendedores brasileiros e indiretamente a toda sociedade. Que seja um importante instrumento para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, na região – neste caso da Ameg e Amog, e do país”, disse Carlos Melles.   

Participam do Lider, na Microrregião de Paraíso, os seguintes municípios: São Sebastião do Paraíso, Muzambinho, Guaxupé, Itamogi, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Arceburgo, Guaranésia, Nova Resende, São Pedro da União, Juruaia, Bom Jesus da Penha, e Jacuí.

ASCOM