Publicado em 30/09/2017 - geral - Da Redação
No dia 22 de setembro, O SICOOB COOPEROSA promoveu um Fórum de debate sobre a Segurança Pública para Alterosa e Região. Houve o convite para o envolvimento na discussão do tema, com altas autoridades da Polícia Militar – Maj. PM Márcio Bocher - Comandante do 64º BPM de Poços de Caldas, juntamente com outros componentes da mesma força.
Da Polícia Civil - Dr. Bráulio Stivanin Júnior - Delegado Chefe do 18º Departamento da Polícia Civil de Poços de Caldas, acompanhado de delegados e investigadoras. Destaque também para a participação de representante da área de segurança da Central Crediminas, Vanderson Alves, dirigentes e gerentes das unidades do Sicoob da região, bem como alguns gerentes de bancos, casas lotéricas e correios.
Vale destacar o engajamento do Poder Executivo de Alterosa na pessoa do prefeito Hermes de Souza Silva, além da presença de dois deputados estaduais, sendo Emidinho Madeira e Antônio Carlos Arantes.
O presidente Afrânio fez questão de citar a presença deste jornal na reunião, lembrando que A Folha Regional sempre acompanhou a história política e social do município ao longo dos seus 27 anos.
Evidentemente que, dentre tantas figuras de expressão, há de se destacar o prestígio do Cel. Marcelo Vladimir Corrêa - Subsecretário da Integração de Segurança Pública, na verdade, o ponto alto do debate, e que deu mostras de grande apreço à causa, inclusive se colocando à disposição de intermediar para a consecução dos objetivos e alcance das demandas.
Cinco pontos foram colocados como mote para nossa discussão:
1) trabalhar uma base móvel em alguma cidade escolhida como polo da região, dotada de 1 (hum) helicóptero;
2) ampliar o efetivo de cada município da região, inclusive de cada distrito;
3) reforçar a frota com veículos mais potentes e melhor equipados;
4) equipar melhor o destacamento policial com armamentos mais pesados;
5) mobilização da classe política vizando endurecimento das penas em roubos e sequestros;
O deputado estadual Emidinho Madeira falou sobre os incentivos na área, tais como a inauguração das sedes das Polícias Civil e Militar de Nova Resende e o Programa de Propriedades Rurais Protegidas.
Já o deputado estadual Antônio Carlos Arantes apresentou números criticando a omissão do governo estadual na área de segurança pública.
Entre outros assuntos, o pedido maior é para que a cidade de Alterosa seja dotada com delegado, escrivão e investigadores. O prefeito Hermes se colocou à disposição para ajudar através do Executivo as ações efetivadas por parte das autoridades.