Em tempos de reclusão causada pela pandemia do novo coronavírus, a recomendação dos médicos e especialistas em virologia é que as pessoas evitem ir a hospitais, para não correr o risco de contágio. Vale lembrar que essas recomendações não são válidas para casos graves e doenças crônicas, que precisam de tratamento.
Entretanto, alguns males e sintomas podem ser identificados e dúvidas de tratamento solucionadas sem a presença física do paciente e do profissional de saúde e, para isso, o SESI-MG criou o Teleatendimento de Saúde. O sistema é muito simples e, por meio de um número de telefone e um endereço de e-mail, a população mineira poderá ter acesso a diversos profissionais de saúde, como Médicos, Enfermeiros e Nutricionistas, dentre outros.
O serviço é gratuito, durante a quarentena, e está disponível para trabalhadores da indústria, seus familiares e população em geral. Para ter acesso, não é necessário ter ou adquirir nenhum tipo de plano de saúde. "Neste momento de quarentena em que as pessoas são aconselhadas a não irem até os hospitais este serviço é importante porque contribui na orientação da população em relação a sua saúde", afirma Fernanda Zanetti, coordenadora de Promoção da Saúde da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Zanetti pontua que é importante evitar a busca desnecessária pelo serviço de saúde, deixando os hospitais e demais unidades livres para casos graves, como acidentes, tratamentos que não podem ser interrompidos e emergências.
Entretanto, a coordenadora de Promoção da Saúde reforça que o trabalhador necessita, caso precise, ter acesso a uma equipe multiprofissional para sanar suas dúvidas e os apoiar em suas demandas de saúde não graves. "No Teleatendimento SESI as pessoas terão uma série de profissionais que poderão dar dicas e orientações diversas para que possam manter a saúde em dia", afirma a coordenadora.
Gerência Segurança e Saúde para a Indústria - O SESI atua na manutenção da saúde e na prevenção de doenças dos trabalhadores da indústria mineira por meio de programas e projetos. Desde a eclosão da pandemia causada pela COVID-19, a entidade, que faz parte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, vem fazendo uma série de ações em prol da população e apoiando as autoridades no combate ao novo coronavírus.
ASCOM/FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais