Publicado em 13/05/2015 - geral - Da Redação
O grupo SOS RIO MUZAMBO continua sua incansável luta para atrair a atenção da opinião pública e das autoridades sobre a situação de degradação do Rio Muzambo, que banha vários municípios da região. As reuniões do grupo têm acontecido em locais distintos, buscando levar as discussões para perto das pessoas interessadas.
Várias reuniões aconteceram em Monte Belo e uma delas na cidade de Areado, que é um dos municípios banhados pelas águas do rio. A mais recente reunião, acontecida no último dia oito de maio, deu-se nas dependências do Auditório do Prédio Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Câmpus Muzambinho, para a qual foram convidados representantes de todos os municípios do entorno e suas respectivas Secretarias de Meio Ambiente.
Uma das propostas do grupo é fazer uma parceria com o IFSULDEMINAS para o estudo dos problemas da bacia hidrográfica do Rio Muzambo. Esta parceria proporcionaria os meios necessários para um levantamento sistemático e pormenorizado dos problemas que levaram à situação atual do rio, que se encontra em estado crítico de degradação. Por outro lado, ofereceria um vasto campo de estudos para professores e alunos do Instituto.
Os trabalhos foram abertos com uma breve apresentação dos presentes e um resumo das reuniões anteriores, apresentado pelos integrantes do Grupo, que declararam observar uma grande evolução a cada reunião que acontece. No decorrer das discussões, vários assuntos foram ventilados e todos os presentes puderam se expressar, defendendo seu ponto de vista e relatando experiências.
O principal objetivo da reunião, ou seja, a busca da parceria com o IFSULDEMINAS, foi o assunto principal, contando com grande parte das argumentações. As discussões contaram com três representantes do Instituto, os funcionários Guilherme Vinícius Teixeira e Mara Quintiliano e o Professor Marcelo, da área de Meio Ambiente.
Esses representantes mostraram-se favoráveis aos entendimentos para a parceria, emprestando-lhe créditos consideráveis e colocando-se à disposição para o prosseguimento das conversas. Assim, no futuro próximo, novas conversações entre as partes serão promovidas para a busca de denominadores comuns que levem ao desfecho desejado.
A referida reunião foi coroada de sucesso e contou com a participação das seguintes pessoas, além dos já citados representantes do IFSULDEMINAS: Reges Cabral Rodrigues (Monte Belo), médico, inspirador e fundador do movimento SOS Rio Muzambo; Orozimbo Leite (Monte Belo), representante do ISMECN (Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza) e um dos fundadores do grupo; Weber Antonio Pereira (Monte Belo) representante dos Canoeiros Amigos do Muzambo (CAMU) e fundador do grupo; Benedito Milton Silva (Monte Belo), entusiasta das causas ambientais; Leandro Gomes, empresário da extração de areia; Andreza Ferrari, geóloga e responsável técnica da Associação dos Extratores de Areia de Muzambinho e Região; Paulo Matias da Silva (Muzambinho), extração de areia; Douglas Ralente (Muzambinho), extração de areia; Márcio Dias de Souza (Muzambinho), professor e político; Aurélio Cláudio Bachião (Nova Resende), extração de areia; Sônia Aparecida Ribeiro de Oliveira (Monte Belo), extração de areia; Luiz Carlos de Lima, vereador em Monte Belo; Humberto Fernandes Maciel, prefeito municipal de Monte Belo; Terezinha Maria dos Santos Maciel, professora de Monte Belo; Isaías Sabino da Silva, Secretário de Obras de Monte Belo; Luiz Antonio Rodrigues, Associação dos Areeiros de Monte Belo e José Nário de Fátima Silva, Engenheiro Florestal e Gestor Ambiental, participante do Grupo SOS Muzambo.
José Nário F. Silva - Muzambinho/MG