Publicado em 12/07/2016 - geral - Da Redação
Quando o cliente ou seu representante legal vai deixar um imóvel, ele deve encerrar o contrato e manter seu cadastro atualizado na Cemig. São ações simples mas que podem evitar inconvenientes e trazer muitos benefícios. Por isso, a Cemig recomenda a todos os consumidores que, ao sair de um endereço, sempre encerre o seu contrato de fornecimento de energia. Além disso, é fundamental também que, ao entrar em uma nova residência ou estabelecimento comercial, o consumidor passe a fatura para o seu nome.
Para o encerramento do contrato, o consumidor ou seu representante legal precisa ir a uma agência ou a um posto de atendimento Cemig Fácil, presentes nos 774 municípios da área da concessão da companhia, com a leitura do medidor de energia e o número da instalação que consta na fatura de energia.
Para trocar a titularidade da conta de energia no novo imóvel, existem situações diferentes e cada uma requer um tipo de documento. As situações mais comuns são locação do imóvel, em que é necessária a apresentação do contrato de aluguel e da carteira de identidade do locatário, e a compra de imóvel em que é preciso o contrato de compra e venda bem como a identidade do comprador. A guia de IPTU, ITBI ou ITR também pode ser apresentada como documento alternativo para comprovar a posse do imóvel.
O gerente de Suporte e Relacionamento Comercial com Clientes da Cemig, Jairo Rodrigues do Amaral, explica que, quando o cliente não está com seu cadastro atualizado, ele fica impedido de solicitar serviços para o seu endereço. “Além disso, o morador corre o risco, por exemplo, de ter seu fornecimento de energia cortado, caso o titular da conta de energia solicite”, alerta o gerente. A falta de dados atualizados pode trazer também constrangimentos no caso de ligações irregulares de energia e negativação do nome do morador anterior no SPC/Serasa. Também para solicitação de ressarcimento de danos provocados em aparelhos elétricos é imprescindível que o nome do titular esteja atualizado.
Atualização de cadastro
Já a correção ou atualização de dados cadastrais, como telefone, e-mail, nome ou endereço, pode ser feita pela Agência Virtual, no www.cemig.com.br, quando aparecerá uma janela como a ilustração abaixo, ou pelo telefone, no 116.
Os clientes da Cemig com dados atualizados têm acesso a vantagens oferecidas pela a empresa, como o envio de aviso de interrupções programadas por e-mail. Segundo Jairo Rodrigues do Amaral, a rede elétrica precisa passar por manutenção ou obras de melhoramento. “A Empresa procura realizar esses serviços sem afetar a continuidade do fornecimento, mas algumas vezes isso não é possível e o desligamento é necessário. Nesses casos, a Cemig envia um aviso, com antecedência, informando o dia e hora em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar”, explicaJairo Rodrigues do Amaral.
Outra facilidade é o envio da conta de energia por e-mail, caso o cliente deseje. Com a eliminação da entrega da fatura no endereço do consumidor, o cliente evita extravio e atrasos na entrega da conta, bem como a cobrança de multa e juros por atraso de pagamento. A fatura por e-mail contribui ainda para a preservação ambiental, já que evita a derrubada de árvores. O arquivamento e organização da fatura digitalizada enviada por e-mail também é muito mais fácil e simples.
fonte: ASCOM