Publicado em 29/05/2015 e atualizado em 29/05/2015 - politica - Da Redação
Sempre preocupado com a saúde em todo o Estado de Minas Gerais o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), devido ao seu relacionamento junto à UFMG e ao médico e professor da universidade, Dr. Francisco Rubió, Arantes foi fundamental na vinda de dois médicos (Dr. Matheus Massao Moriguti e Dr. Rodrigo Barbosa Milagres) para o município de Jacuí. Os profissionais são ligados a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e fazem parte do Internato em Saúde Coletiva (Internato Rural).
O Internato em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG tem como finalidade permitir aos alunos entenderem como funciona um sistema municipal de saúde, e também colaborar para o seu desenvolvimento por meio de projetos. A carga horária de trabalho é de 32 horas, que devem ser divididas em diferentes atividades mediante combinação com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os médicos estão em Jacuí desde março, prestando serviços nas áreas urbana e rural. Para o Secretário de Saúde, Ednaldo de Jesus Gonçalves o projeto caiu do Céu para o município. “Olha o projeto é muito bom e tem ajudado muito Jacuí e com certeza ajudará muito pequenos municípios como o nosso. Agradeço a atenção do deputado Antônio Carlos Arantes que tão logo teve conhecimento do projeto nos indiciou, mostrando que sempre está preocupado com a saúde da populaçãoâ€, falou Ednaldo que se colocou a disposição de outros municípios para dar seu depoimento e se possível indicar junto com Antônio Carlos o projeto.
O deputado explicou que teve conhecimento do projeto com o professor Raphael Augusto Teixeira de Aguiar do departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e pensou logo nos municípios onde é majoritário. “Minha intenção é levar este projeto a diversas outras cidades, pois assim estamos contribuindo para a melhora da saúde de nossa populaçãoâ€, salientou Arantes.
Objetivos
O objetivo básico do Internato Rural é propiciar aos estudantes a oportunidade de melhor apreenderem as relações entre Medicina e Sociedade pela vivencia no interior de Minas Gerais, em municípios, atuando nos serviços públicos de saúde.
O princípio pedagógico em que se apoia a disciplina é o mesmo que orientou o processo de desenvolvimento curricular da Faculdade de Medicina da UFMG, ou seja, vincular a docência aos Serviços Públicos de Atenção Médica.
Convênios
Para a implantação e pleno funcionamento do estágio curricular, firmaram-se convênios envolvendo a UFMG e as Prefeituras Municipais.
A UFMG se compromete a fornecer supervisão didática pedagógica através de seus docentes. Os alunos atuam na rede de serviços da saúde do município e as Prefeituras se comprometem a fornecer o alojamento, alimentação e transporte para os alunos, quando de sua visita aos postos de saúde na zona rural.