Organizadores definem detalhes do fórum sobre startups

Publicado em 18/08/2016 - politica - Da Redação

Organizadores definem detalhes do fórum sobre startups

Deputado Arantes participa dos debates preparatórios do evento

O Fórum Técnico Startups em Minas: A construção de uma nova política pública, que está sendo organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com diversos parceiros, teve sua quinta reunião preparatória na quarta-feira (17/08/16), quando foram instaladas as três subcomissões temáticas.Startups são empresas que estão no início de suas atividades e que pretendem explorar atividades inovadoras no mercado.

Os integrantes das subcomissões, representantes da sociedade civil e do poder público, receberam orientações e iniciaram a organização das propostas que serão o ponto de partida dos debates do evento. Além disso, eles analisaram os três eixos temáticos já definidos para o evento: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Foi proposto que, inicialmente, cada subcomissão elenque cinco proposições dentro de seu eixo temático. Uma vez concluídas as proposições de cada grupo, será realizada uma reunião para conhecimento das propostas, que, em seguida, serão integradas ao documento de referência. Este documento vai embasar as discussões dos encontros regionais, previstos para outubro. Durante esses debates, as sugestões poderão ser complementadas, alteradas e até mesmo suprimidas.

O trabalho dos três grupos terá cronograma próprio, paralelo ao das reuniões preparatórias, que continuarão a tratar dos demais aspectos da organização do evento. A próxima reunião preparatória está agendada para a próxima terça-feira (23), às 9h30. 

Fórum Técnico 

O principal objetivo do fórum é colher sugestões e receber propostas da sociedade para subsidiar a elaboração de um marco regulatório do ecossistema das startups em Minas Gerais, em especial para o aprimoramento do Projeto de Lei (PL) 3.578/2016, que dispõe sobre a política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento de startups. O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) é um dos autores do projeto. Também serão discutidos o conceito e o papel das startups, considerando seu lugar no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os organizadores também esperam promover o debate sobre o papel do empreendedorismo de alto impacto, seguindo novos modelos produtivos e de negócios capazes de diversificar e dinamizar a economia e de promover ações de desenvolvimento regional. Outros objetivos do fórum são: discutir estratégias para dar visibilidade e mais capilaridade às ações pioneiras de inovação desenvolvidas em Minas e fazer uma análise comparada de startups bem sucedidas em outros estados e países.

O fórum terá uma etapa regional que deverá começar em outubro, em pelo menos três cidades do interior, e a plenária final será realizada em novembro, na sede do Legislativo. Antes disso, no entanto, toda a população terá oportunidade de opinar sobre o assunto, por meio de uma consulta pública que ficará disponível no Portal da Assembleia. 

Marco Regulatório 

O projeto pretende atender a uma série de demandas dos empreendedores levantadas em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, no dia 17 de maio deste ano. "Sempre digo que quem ouve mais, acerta mais. Há uma verdadeira comunidade digital em território mineiro com demandas específicas que precisam ser atendidas dentro da legalidade", explicou Arantes, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG.

"As startups representam um segmento relativamente novo da nossa economia que gera renda e emprego e promove o desenvolvimento de Minas. Elas foram na contramão da crise econômica e cresceram neste período crítico. Queremos ouvir esses empreendedores, na sua maioria jovens, e somar no que for possível para fazer história e criar um marco regulatório para o setor que seja uma referência no Brasil", explicou o parlamentar.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes