Publicado em 10/05/2013 - politica - Da Redação
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), reclamou, na terça-feira (07/05), sobre o baixo investimento da União em saúde, embora ela tenha a maior arrecadação entre os entes federativos. Para ele, os Estados e municípios, que possuem uma arrecadação menor, investem quantias cada vez maiores. O discurso foi feito em Nova Lima, mais uma cidade visitada pela Caravana da Saúde.
O encontro ocorreu na Câmara Municipal. O objetivo da campanha é a criação de projeto de lei de iniciativa popular que determine o repasse de, no mínimo, 10% da receita corrente bruta da União à saúde. Isso representaria cerca de R$40 bilhões a mais para o setor.
“Os municípios, que deveriam investir 15% na saúde, estão gastando quase 30% dos seus recursos
para tentar suprir as necessidades da população. Mesmo assim, ainda não conseguem oferecer um tratamento médico adequado”, lamentou o deputado Mosconi.
O parlamentar completou que a União, detentora de 70% da arrecadação tributária, gasta apenas a variação do PIB. “A responsabilidade deve ser dos três entes da federação. Não basta apenas Estados e municípios fazerem a sua parte, se o governo federal não se empenhar”, concluiu.
Insatisfação - Durante o encontro, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), conversou sobre a insatisfação da população com a saúde pública e a necessidade da união de todos os gestores públicos e da sociedade em prol de uma mudança. Para que o projeto seja aceito são necessários 1,5 milhão de assinaturas.
“Em todo o Brasil, já foram recolhidas 1,25 milhão de assinaturas, sendo que Minas Gerais até agora participa com cerca de 440 mil. Nós temos a responsabilidade de buscar soluções de forma conjunta e a Campanha Assine + Saúde tem esse objetivo. Queremos defender a saúde e a vida do povo brasileiro”, disse.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Lima, vereador Fausto Niquini, entregou 2.800 assinaturas no evento. Ele citou os problemas enfrentados pelo município, como a falta de condições de atendimento à população. Sobre a possibilidade da construção de um hospital regional, o vereador defendeu que, sem o aumento de recursos, o investimento não irá resolver as dificuldades.
Assinaturas - O cidadão pode contribuir com a coleta de assinaturas por meio de formulário no Portal da Assembleia. É necessário informar nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor pode informar a data de nascimento e o nome completo da mãe. Após preenchimento, o formulário deve ser enviado para a ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30; CEP: 30.190-921 – Belo Horizonte/MG).
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)