Publicado em 20/01/2014 - politica - Da Redação
Completado um ano após a reunião realizada com o governador Antonio Anastasia, onde prefeitos da região fizeram apelos e solicitações, o deputado estadual Cássio Soares, secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, comemora os investimentos do Governo do Estado na região, principalmente na solução dos problemas apontados naquele momento pelos governantes municipais.
Na reunião, realizada no dia 18 de janeiro de 2013, estiveram presentes prefeitos e representantes de 27 municípios.
Dentre os maiores avanços estão a celeridade no processo de estadualização da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), que ainda neste semestre será incorporada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Avanços de obras do programa Caminhos de Minas, incluindo trechos na região e a implantação de telefonia móvel em distritos da região. “São grandes investimentos do Governo do Estado, que não mede esforços que os nossos municípios tenham infraestrutura adequada para prestação de bons serviços para a população”, afirma o deputado.
Os representantes tiveram espaço para discutir alguns problemas que assolam suas regiões e seus municípios em específicos, além de entregar por escrito seus pedidos mais urgentes. Naquela oportunidade, o prefeito de Muzambinho, Ivan de Freitas, ressaltou que é muito importante os prefeitos estarem unidos e “esta união aconteceu graças ao trabalho do Secretário Cássio Soares, com a sua autoridade, simpatia e, sobretudo disposição em atender os municípios”, ressaltou Ivan, destacando a importância da liderança política de Cássio na região. “Um ano se passou e temos muitos avanços para comemorar. Somos muito gratos ao deputado Cássio Soares pela atenção às nossas causas, sempre abraçando nossas solicitações”, afirma o prefeito Ivan.
Além dos grandes investimentos, nestes últimos 12 meses, dezenas de municípios da região receberam ambulâncias, viaturas para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Patrulhas Rurais, veículos para Conselhos Tutelares, CRAS, Unidades de Saúde da Família, entre outros que possuem a finalidade de melhorar o atendimento da população, com a facilidade na locomoção dos servidores que atuam nas áreas. Foram entregues, ainda, ônibus para os consórcios de saúde e microônibus para o transporte de alunos.
Naquela reunião, o Governador Anastasia, após ouvir as solicitações dos Prefeitos, garantiu que apesar de algumas dificuldades do Estado, os municípios não ficariam desamparados. E assim cumpriu. Recursos que variam de R$ 350 mil a R$ 1,5 milhão para investimento em infraestrutura nos municípios com até 100 mil habitantes foram liberados através do Programa ProMunicípio, trazendo recursos para recapeamentos de ruas, construção de pontes, compra de caminhões e máquinas. “Essa é mais uma conquista para a nossa cidade, mostrando que o governador Anastasia estava realmente preocupado com a nossa causa”, afirmou o prefeito de Alpinópolis, Júlio César Bueno Silva.
Mais ações
A Instalação de vôos regionais regulares comerciais no Aeroporto de Passos também foi lembrada pelo deputado Cássio Soares naquela oportunidade. Depois disso, em 22 de outubro de 2013, Cássio esteve reunido com Luiz Antônio Atahyde, subsecretário de Investimentos Estratégicos da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Durante a reunião Cássio apresentou estudo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) em parceria com o Jornal Folha da Manhã e a Fesp/UEMG. A inclusão do Aeroporto de Passos na rota de voos regionais está em análise.
A instalação do Corpo de Bombeiros na região da Associação dos Municípios da Baixa Mogiana (AMOG) foi um dos temas debatidos na reunião com o governador. O setor de engenharia do Corpo de Bombeiros já esteve na região estudando a forma de implantação do novo quartel. “Foram muitos os nossos pedidos e muitas também estão sendo as nossas conquistas. Agradeço aos prefeitos que confiaram em mim naquela época e que continuam comigo buscando soluções para os nossos municípios. Os frutos estão sendo colhidos e estamos felizes com isso”, finalizou Cássio Soares.
Fonte: ASCOM