Arantes participa de audiência em São João Batista do Glória

Publicado em 30/01/2014 e atualizado em 30/01/2014 - politica - Da Redação

Problemas com a ampliação de zona de amortecimento do Parque da Serra da Canastra preocupam deputado

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou de audiência que discutiu a ampliação da zona de amortecimento (entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre aquela localidade) do Parque Nacional da Serra da Canastra. A reunião aconteceu na sexta-feira (24/01/14), no município de São João Batista do Glória, e foi coordenada pelo Giuliano Melles, assessor do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles. Participaram do debate os prefeitos de São Roque de Minas (Roldão de Faria Machado), de São João Batista do Glória (Aparecida Nilva dos Santos) e de Capitólio (José Eduardo Terra Vallory), o procurador de Vargem Bonita, Juarez Machado, a advogada especialista em Direito Ambiental, Andréa Vulcanis, representantes do Instituto Chico Mendes e diversas lideranças dos municípios da região da Canastra.
Arantes defendeu que é possível conciliar a produção rural com preservação ambiental. “Não podemos permitir que problemas com a legislação prejudiquem o produtor rural e o desenvolvimento socioeconômico das cidades da região da Canastra. No momento em que existem vários projetos para implantação de lavouras de café, banana e soja, essa ampliação vai limitar o crescimento do produtor”, argumentou o deputado. Ele fez questão de se colocar ao lado dos produtores e ajudar no que for possível. A postura do deputado recebeu o reconhecimento do prefeito de São Roque de Minas. “Arantes é um grande parceiro e está sempre ao nosso lado na luta pelo crescimento das cidades da região”, disse Roldão. O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura de São Roque, André Picardi, também elogiou a participação de Arantes. “O deputado tem sido uma figura fundamental nesta discussão desde antes de se eleger, em 2005. É uma das pessoas que mais entende sobre o assunto e levou esse debate para a Assembleia Legislativa. Contamos com ele para sensibilizar o Governo de Minas sobre os problemas que a região da Canastra está enfrentando”, afirmou André.
Na próxima quarta-feira (29), acontecerá uma reunião, em Brasília, com a presença dos procuradores de seis municípios envolvidos com o problema até o momento. São eles: São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Vargem Bonita, Capitólio, Delfinópolis e Sacramento. As restrições para os produtores rurais e para as prefeituras devido às mudanças de delimitação nas zonas de amortecimento do Parque da Serra da Canastra serão a pauta principal.

Matéria e Foto: Assessoria de Comunicação