Publicado em 17/02/2014 - politica - Da Redação
O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) visitou a 13° edição da FEMAGRI- Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, em Guaxupé no dia 15/02. Durante a visita o parlamentar visitou estandes, conversou com os diretores da Cooxupé, concedeu entrevista ao programa Notícias Agrícolas e se inteirou da situação da cafeicultura e de seus produtores.
Geraldo Thadeu, que é integrante da Frente Parlamentar do Café, faz questão de visitar a feira agrícola em todas as suas edições e acompanha de perto a situação da cafeicultura na região. “Todo ano venho a FEMAGRI, que é uma feira importante, já que possibilita aos produtores da região que conheçam novas tecnologias para cuidar de suas lavouras e os auxilia a produzir com mais qualidade e diminuindo os custos. A maior riqueza da nossa região sem
dúvida é o café, que é o grande gerador de emprego e renda no sul de Minas”.
A seca do inicio do ano preocupa o parlamentar e os produtores, uma vez que esse é o período em que o grão do café se forma e necessita das chuvas. “Eu nunca vi um começo de ano tão seco e com temperaturas tão altas na região, sem dúvidas essa seca vai afetar a cafeicultura, não sabemos ao certo qual será o impacto para a próxima safra, mas conversei com especialistas e, infelizmente, as projeções não são boas”, diz o deputado.
Como integrante da Frente Parlamentar do Café, Geraldo Thadeu defende uma nova política para a cafeicultura, como a criação de um órgão específico para a regulamentação do café. “A cafeicultura
merece mais atenção do nosso governo, os cafeicultores não podem ficar a mercê do mercado e das condições climáticas. Acredito que como existe o Ministério da Pesca, deveria existir um órgão exclusivo para tratar dos assuntos acerca da cafeicultura, uma vez que o nosso país é o maior produtor e exportador mundial de café e Minas Gerais o estado com a maior produção do Brasil. Definitivamente nós vamos trabalhar no Congresso nacional para que a cafeicultura receba a atenção que merece”, afirmou o deputado.