Sul de Minas comemora o diálogo aberto pela Caravana da Participação

Publicado em 18/03/2014 - politica - Da Redação

Presidente estadual do PT, Odair Cunha e o coordenador da Caravana, Fernando Pimentel reuniram mais de 500  pessoas que deram sua opinião sobre o que é melhor para Minas

Na sexta-feira (14), a “Caravana da Participação: a gente quer saber o que é melhor pra você” seguiu a estrada em direção a Varginha, no Sul de Minas, onde realizou um grande encontro entre representantes da sociedade civil e o coordenador da Caravana, Fernando Pimentel. O presidente estadual do PT mineiro, Odair Cunha, deputados estaduais e federais, prefeitos, vices e vereadores de diversos partidos também acompanharam a caravana.

“Este contato direto, olho-no-olho com a população, é muito estimulante e necessário para quem deseja construir, de forma coletiva, um projeto democrático e popular para Minas Gerais. Devemos considerar as características, as necessidades e potencialidades de cada região durante a construção de um plano de governo para o estado”, disse o ex-ministro do Desenvolvimento e ex-prefeito de Belo Horizonte ao chegar à cidade sul-mineira.

O presidente estadual do PT mineiro, Odair Cunha e o Secretário de Comunicação do PT-MG, deputado estadual Ulysses Gomes, participaram do evento, ao lado de outros deputados estaduais e federais, prefeitos, vices e vereadores de diversos partidos. “Vamos percorrer todo o Estado com a Caravana para ouvir os mineiros em cada canto de Minas Gerais”, lembrou Ulysses.

Na sede do Centro do Comércio de Café de MG (CCCMG), Pimentel foi recebido por cafeicultores que reclamaram da inexistência de políticas de governo para estimular o setor em Minas. “Não é possível que o café, segundo item de exportação do estado, não tenha políticas para enfrentar a grave crise que persiste no segmento” desabafou o presidente do CCCMG, Arquimedes Costa Neto.

Reforçando a necessidade de um diálogo permanente com os diversos setores da sociedade, Pimentel se comprometeu a dar sequência às conversas com os produtores e trabalhadores do segmento cafeeiro. “Há, em Minas, um sentimento muito profundo de desatenção por parte do governo do estado em relação aos setores produtivos. Não há diálogo com os atores envolvidos na cadeia produtiva. Esta é uma constatação. O Sul de Minas deve recuperar sua capacidade de produção e exportação. Vamos ouvir o setor cafeeiro para analisar e incorporar suas demandas ao nosso plano de governo”, disse o coordenador da Caravana, Fernando Pimentel.

Tema recorrente durante as entrevistas que concedeu à imprensa local, o crescimento dos índices de violência na região mereceu especial atenção do coordenador da Caravana. “O aumento da violência é uma questão que nos preocupa. Tenho escutado das pessoas uma queixa constante em relação a este tema. O sentimento de insegurança está no coração de cada pai e cada mãe em Minas, mesmo nas regiões rurais. É preciso agir com eficiência e rapidez, equipando as polícias, melhorando os salários e dispondo de mais efetivos. Tudo isso será objeto de análise para a elaboração de propostas concretas e factíveis. É bom frisar que não falta apoio do governo federal nesta direção. Falta é empenho do governo do estado”, disse.

Disposição para o diálogo

No Colégio Santos Anjos, centenas de pessoas lotaram o auditório dispostas a exercer o diálogo democrático e direto com o pré-candidato Fernando Pimentel. Abrindo as falas no encontro, o presidente estadual do PT, Odair Cunha, frisou as diferenças entre as práticas do PT e PSDB. “Enquanto o governo tucano em Minas toma suas decisões em gabinetes fechados, sem ouvir a população, o PT segue na estrada dialogando com a sociedade para construir, de forma conjunta, nosso plano de governo. Enquanto a presidenta Dilma realiza programas e projetos para todas as áreas em Minas, o PSDB apenas se apropria das ações do PT, mudando o nome dos programas federais. Enquanto o Brasil avança, Minas retrocede, registrando índices preocupantes na economia”, destacou Odair Cunha.

Sob os aplausos dos presentes, Pimentel recebeu, das mãos dos representantes da sociedade civil, documentos com contribuições de diversos segmentos, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores de Monte Belo, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Varginha e a Comissão do Café do Sul e Sudoeste de Minas. Representando prefeitos da região, Eloísio do Carmo, de Poços de Caldas, chamou a militância para eleger o primeiro governador petista em Minas. “Precisamos de um governo eficiente, que pense no social, na saúde, na distribuição dos recursos arrecadados e que não discrimine as prefeituras que não se aliam às políticas do governador. Minas é maior que um partido político. A Caravana da Participação mostra que o PT respeita as divergências, sabe ouvir e deseja construir, em Minas, as políticas vitoriosas que já implantou no Brasil.

Fonte: ASCOM