Publicado em 18/08/2018 - politica - Da Redação
Em entrevista a nossa reportagem, Adriano Lange Dias, que ocupava o seu quarto mandato como vereador, deixou a função para assumir a Secretaria de Gabinete do Executivo em Cabo Verde. Depois de cinco meses de trabalho, a liderança considera prematuro fazer qualquer avaliação. Até porque reconhece que ainda há muito a ser feito, considerando o pouco tempo à frente do cargo e o grande desafio nesta posição. Mesmo assim, se declarou satisfeito com o trabalho, acreditando que foi possível solucionar várias questões.
A liderança esclarece que a Secretaria de Gabinete também envolve setores como Meio Ambiente, Agropecuária e Turismo Ecológico e Rural. Projeto aprovado no final de 2016 acabou unificando vários setores, culminando numa pasta grande, mas sem a estrutura necessária para o desenvolvimento do melhor trabalho possível. O ideal seria contar com diretores, principalmente, na área agropecuária. Este setor, inclusive, praticamente ficou sob a responsabilidade da Emater local.
CONTENÇÃO DE GASTOS
A administração municipal, através do prefeito Edson José Ferreira, cumpre o seu segundo mandato consecutivo. O Secretário de Gabinete destaca o atual prefeito como “bom gestor” ou “gestor nato”. Prova disso, que mesmo diante do momento de crise financeira comum a todas as prefeituras, conseguiu fazer um bom trabalho, promovendo a economia necessária. Com isso, evitando maiores problemas com as contas da prefeitura.
Há duas semanas, segundo Adriano, foi promovida uma reunião administrativa com o objetivo de planejar a contenção de alguns gastos, abrangendo todas as secretarias. A intenção é conseguir administrar cumprindo com aquilo que já estava acordado e com as obrigações normais. Principalmente, no que tange às áreas de saúde, educação e funcionalismo público. O prefeito mantém a preocupação e providência de pagar os servidores todo 1º dia do mês. A primeira parcela do 13º salário, por exemplo, foi paga na segunda quinzena do mês de junho. “Estamos com as contas em dia e totalmente equilibradas com servidores e fornecedores”, disse.
A contenção de gastos visa terminar o mês de dezembro honrando todo os compromissos básicos. Para tanto, a administração cogita não realizar a festa de aniversário da cidade em outubro, quando o município comemora no dia 30. Com isso, economizando recursos públicos para cumprir despesas importantes no futuro.
A situação está sendo gerada diante da falta de repasses constitucionais ao município por parte do governo estadual, defasagem que já soma mais de R$ 2 milhões. Evitando problemas no pagamento dos professores no próximo mês, a administração também poderá utilizar recursos próprios para manter o compromisso em dia.
EMATER MANTIDA
Na última semana, a comunidade questionou a paralisação dos trabalhos da Emater no município. Num primeiro momento, a administração municipal viabilizou um acordo para a continuidade dos serviços. Porém, uma nova paralisação interrompeu os trabalhos de atendimento. Questionado a respeito do impasse, Adriano Lange confirmou que a primeira paralisação realmente aconteceu por falta do cumprimento de acordo firmado. Mas estranhou o fato do próprio funcionário da Emater ter colocado um aviso na porta do escritório dizendo que o motivo era a falta de pagamento da prefeitura. O Secretário de Gabinete argumenta que a Emater é uma estatal. “O Estado deve R$ 2 milhões ao município e não paramos a saúde, educação e o transporte, nós pagamos o profissional. E eles não poderiam continuar? Eu diria que foi até uma falta de preparo por fazer desta forma, tentando fazer com que a sociedade ficasse contra a gente”, criticou.
Mas Adriano Lange procurou deixar claro, inclusive falando em nome do próprio prefeito, que não é intenção do governo municipal paralisar os trabalhos da Emater em Cabo Verde. Pelo contrário, o desejo é que o órgão desenvolva ainda mais nos próximos anos, conforme contato mantido com o Gerente Regional Willem Guilherme de Araújo. Os entendimentos estão ocorrendo dentro da normalidade e a intenção da prefeitura é manter os pagamentos em dia com a Emater. Diante disso, a extensionista do Bem Estar Social, Sandra Eugênia Silva, continuará o atendimento. A confiança é que a Emater esteja disponibilizando outro profissional para ajudar, além do município disponibilizar outros servidores exatamente para auxiliar no trabalho de apoio à agricultura. Um dos projetos pretendidos é o retorno da patrulha mecanizada, além de várias outras ações.
VALORIZAÇÃO DA CÂMARA
Adriano Lange garantiu o bom relacionamento com o Poder Legislativo, afirmando que os vereadores desenvolvem um trabalho correto. Até porque não fazem oposição nas ações que são favoráveis à comunidade. “A Câmara de Cabo Verde é muito diferenciada. Aqui, Legislativo e Executivo caminham em harmonia”, disse. Mediante dúvidas em qualquer projeto, os vereadores buscam as informações necessárias, questionam e pedem documentos.
ELEIÇÕES 2018
O Secretário de Gabinete confessou nunca ter observado um pleito eleitoral tão estranho, com as definições sendo deixadas para o último momento legal. Com isso, o grupo político da administração está aguardando para definir uma posição e ações e apoio. De qualquer forma, o único apoio decidido se refere ao deputado estadual Cássio Soares.