Publicado em 03/07/2017 - politica - Da Redação
Nesta segunda (03) foi aberta a Semana da Gastronomia Mineira, durante a Feira da Agricultura Familiar, que funcionará no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, até às 20 horas.
“A agricultura familiar é a base de toda cadeia produtiva da gastronomia. São esses produtores que merecem nossos aplausos e nosso reconhecimento, pois nos trazem produtos muito importantes e de alta qualidade”, destaca o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho.
A Feira de Agricultura Familiar é realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Frente da Gastronomia, o Instituto Eduardo Frieiro, e outras instituições que organizam e participam da Semana da Gastronomia Mineira. A abertura do evento contou com a presença do presidente da Emater, Glênio Martins, com o presidente do Instituto, Fabiano Zica, com a presidente da Fundação Caio Martins, Maria do Carmo Lara, do curador da Semana da Gastronomia Mineira, chef Edson Puiati e deputados estaduais.
Agricultores de vários municípios do Estado estão em Belo Horizonte para comercializar seus produtos na Feira. Quitandas tradicionais de Minas são ofertadas pelas agricultoras de Congonhas, Itaverava e de Barão de Cocais. Itaguara está representada pelos doces, geleias, polpadas e pela cachaça artesanal. Os consumidores também poderão levar para casa frutas e hortaliças agroecológicas, além de outros tantos produtos naturais, de altíssima qualidade.
Programação
Ainda hoje, às 20 horas, acontecerá Reunião Especial no Plenário Juscelino Kubitschek em homenagem às damas mais tradicionais da cozinha mineira. Serão agraciadas as senhoras Nelsa Josefina Trombino, fundadora do restaurante Xapuri, Maria Lúcia Clementino Nunes, criadora do restaurante Dona Lucinha, Beth Beltrão, proprietária do restaurante Viradas do Largo, Maria Bernadette Gomes Bahia Mascarenhas (in memoriam), criadora do restaurante Chez Dadette, e Maria Stella Libânio Christo (in memoriam), escritora da cozinha mineira.
O Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebrar a Semana da Gastronomia Mineira. A programação vai até domingo (09), com oficinas, palestras, demonstrações culinárias e entregas de prêmios. Além da Assembleia Legislativa, a programação acontece em diversos espaços da capital mineira como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a UNA Campus João Pinheiro 2, o Mercado Central e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, com temáticas que valorizam a culinária mineira.
Para o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho, “as atividades da Semana da Gastronomia proporcionam a valorização desta importante manifestação da nossa cultura: a culinária mineira”. Ressalta, ainda, que “o evento também renova o compromisso do setor gastronômico de unir esforços para projetar Minas – nacional e internacionalmente – como o Estado da gastronomia”.
O objetivo do evento é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade. Todas as ações são gratuitas, com inscrições no local uma hora antes de cada atividade. A programação completa pode ser conferida no site da Frente da Gastronomia Mineira – www.frentedagastronomiamineira.org.
SERVIÇO
Reunião Especial em Comemoração ao Dia da Gastronomia Mineira
03 de julho, segunda-feira, 20h
Plenário Juscelino Kubitschek
Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho
CEP 30190-921 - Belo Horizonte/MG
Entrada franca