Publicado em 23/01/2013 e atualizado em 23/01/2013 - politica - Da Redação
Durão Barroso destacou a importância do Estado, que considera destino central para empresas que pretendem investir no Brasil
O governador em exercício Alberto Pinto Coelho recebeu, nesta terça-feira (22/01), no Palácio Tiradentes, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Durante o encontro, o presidente da Comissão destacou ser Minas um destino central para as empresas europeias que estão interessadas em cooperarem com o crescimento do Brasil.
“Minas Gerais é o segundo estado brasileiro que mais exporta para a União Europeia e o quarto que mais importa. Essa visita tem dois enfoques, por um lado aprofundar as nossas relações comerciais e no campo da ciência e tecnologia.
Por outro, é importante destacar que Minas Gerais tem laços e tradições com Portugal e os demais países da União Europeia e não podemos deixar de destacar o lado fraterno e cultural desse encontro”, afirmou Alberto Pinto Coelho.
O presidente José Manuel Durão Barroso, que já esteve no Estado como ministro das Relações Exteriores de Portugal, em 1994, destacou a importância da visita a Minas.
“É importante conhecer a realidade do Brasil. Minas é um dos mais importantes estados do país. Todos sabem que há muitas empresas europeias interessadas em investir. Há uma grande relação econômica e de investimento entre União Europeia e Minas”, disse o presidente, que visita também Ouro Preto e Inhotim. Posteriormente, vai a Brasília, onde participa, nos dias 23 e 24 de janeiro, da reunião anual de cúpula entre o Brasil e União Europeia.
Também participaram da reunião, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, presidentes e representantes de empresas estatais, de federações empresariais e de empresas europeias instaladas em Minas Gerais. Em 2012, a corrente de comércio entre Minas Gerais e União Europeia foi de US$ 10,73 bilhões.
Por: Assessoria de Comunicação