Publicado em 28/07/2014 - politica - Da Redação
Propostas do Parlamento Jovem transformadas em pedidos de providências estimulam participação política de estudantes.
A empolgação do jovem aluno do ensino médio ilustra como o Parlamento Jovem - programa de educação para a cidadania voltado para estudantes dos ensinos médio e superior, que visa a ajudar na formação política dos jovens - pode levar a desdobramentos que resultem em resultados concretos. O programa, que está em sua 11ª edição, é desenvolvido pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.
No primeiro semestre de 2014, o programa ganhou etapas regionais, ampliou o número de cidades participantes - de 20 para 27 - e fortaleceu o trabalho nas redes sociais. O tema deste ano é Envelhecimento e Qualidade de Vida, e já foram cumpridas diversas etapas, entre as quais a de formação de monitores, o lançamento das etapas municipais e as oficinas de formação dos estudantes.
Também foram cumpridas as oficinas da nova etapa regional, voltadas para cidades-polo, visando à capacitação dos coordenadores. Houve ainda viagens aos municípios participantes, em que equipes da PUC Minas e da ALMG fizeram visitas técnicas para acompanhar o andamento do programa.
A plenária final, em que será aprovado o documento final do programa, será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte. Antes disso, serão concluídas as plenárias municipais e regionais e será consolidado o documento-base da etapa estadual.
FONTE: ALMG