ALMG concede título de Cidadão Honorário de MG ao chef Eduardo Maya

Publicado em 19/03/2016 - politica - Da Redação

ALMG concede título de Cidadão Honorário de MG ao chef Eduardo Maya

Deputado Arantes solicitou a homenagem

             O chef de cozinha carioca Eduardo Maya é o mais novo cidadão mineiro. A pedido do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), ele recebeu, em Sessão Solene no Plenário JK da Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira (17/03/16), o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. Para o deputado, Eduardo é mais do que merecedor dessa homenagem, pois tem, há 20 anos, promovido a gastronomia, a cultura e o turismo mineiro. “Ele é um carioca de alma e paladar mineiro”, disse Arantes.

            Para o deputado, dentre tantos projetos que fazem Eduardo Maya ser merecedor da homenagem, um que mais se destaca é o projeto “Aproxima”. “Valoriza o produtor rural, seu produto sem agrotóxico e isso é muito importante porque gera renda para o homem do campo, abre novos espaços para ele vender seu produto. O nome do projeto diz tudo: aproxima o produtor do consumidor”, ressaltou Antônio Carlos.

            Em seu discurso, o parlamentar relembrou os momentos especiais da viagem à região que ele e o chef fizeram há uma semana. “Estivemos em Jacuí, minha cidade natal, e ele experimentou o melhor quibe assado de Minas. Fomos a São Sebastião do Paraíso e ele fez um jiló com fígado de frango delicioso. E olha que eu não gosto de fígado. Passamos na Feira do Marolo, em Paraguaçu, e ele pode experimentar diversos produtos feitos a base dessa fruta típica da região. Em Baependi visitamos a feira e uma fazenda histórica de mais de 300 anos, onde fomos servidos por uma grande cozinheira, a Dona Miloca. E em Caxambu, Eduardo compartilhou sua experiência com empresários da área do turismo e da gastronomia”, contou Arantes.

            A viagem também foi abordada pelo homenageado. “Depois de um fim de semana na estrada, chegamos cansados, mas felizes pela riqueza de tudo que vimos. Eu pude conhecer a figura humana que é o deputado, gente como a gente, preocupado com o produtor rural”, disse Eduardo Maya em seu discurso. Ele contou que escolheu viver em Belo Horizonte pela mineiridade. “E que agora posso falar por esse jeito de ser mineiro que nós temos”, falou.

            O deputado Lafayette de Andrada, representando o presidente da ALMG, Adalclever Lopes, destacou que a homenagem recebida é de todo o povo mineiro. “Eduardo Maya é uma das principais referências quando o assunto é gastronomia. Ele vem extraindo de cada cardápio do mundo inteiro o saber do sabor. A iniciativa do deputado Arantes é muito oportuna, tanto que o seu pedido foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares”, disse o presidente por meio de mensagem lida pelo presidente da reunião Lafayette de Andrada.

            Entre o público presente, proprietários de bares e restaurantes da capital que vieram cumprimentar o homenageado. “O Estado de Minas Gerais recebe mais um cidadão que genuinamente representa os interesses e as características do mineiro. Eduardo Maya é um embaixador da gastronomia mineira em Minas, no Brasil e no mundo. O deputado Arantes foi muito feliz em homenageá-lo”, afirmou Sérgio Frade, presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

            O superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, explicou que o trabalho de Eduardo Maya levou a gastronomia para os bares da capital. “Ele soube aproveitar e incrementar um potencial que a cidade já tinha, que é o número de bares e botecos e, ao criar o "Comida di Buteco", promoveu Minas para todo o Brasil. Nós, do Mercado Central, estamos extremamente satisfeitos porque ele eleva o nome da instituição”, elogiou Braga.

fonte: ascom