Publicado em 23/04/2013 - politica - Da Redação
Realizado pela segunda-vez em Belo Horizonte, evento contribui para o processo de internacionalização de Minas Gerais
O tema desta sétima edição é “Oportunidades e Desafios de um Mundo Novo” e o objetivo é estreitar laços e a troca de experiências entre as oito nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e
Príncipe e Timor Leste.
“É uma grande honra para Minas Gerais e Belo Horizonte sediar pela segunda vez um encontro dessa magnitude. Durante os últimos anos, Minas Gerais tem se empenhado muito para se internacionalizar. O nosso estado, durante alguns séculos, ficou muito vinculado a si mesmo, talvez em razão de estarmos cercados de montanhas, sem ser servidos por um porto marítimo. Nos últimos anos, temos feito um esforço hercúleo no sentido de nos associarmos a lideranças empresarias mineiras, com o apoio do governo federal, com a participação efetiva das municipalidades, para lançarmos Minas Gerais ao exterior e trazermos cada vez mais negócios”, disse Anastasia.
Parcerias e oportunidades
Segundo o governador de Minas, um dos marcos desse processo foi a inauguração do voo direto para Portugal, via Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins. Para Antonio Anastasia, a crise econômica internacional é um momento único também para a realização de parcerias e identificação de potencialidades e oportunidades de bons negócios.
“É correto fazermos esse tipo de evento, identificando as oportunidades e as potencialidades, estreitando as relações, e, é claro, fazendo negócios, que é o grande objetivo desse encontro. As oito nações que compõem a comunidade representam mais de 250 milhões de habitantes. São mais de 10 milhões de quilômetros quadros por todos os continentes. E é claro que esses laços econômicos podem fazer uma diferença muito expressiva”, disse.
Intercâmbio
Além do governador Anastasia, participaram da abertura o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Penna, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil em Minas Gerais, Fernando Dias, e o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles.
Para Raul Penna, “há uma ótima perspectiva de crescimento na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tendo em vista o desempenho do Brasil e a expansão econômica na fronteira africana”.
“É preciso que os demais países de língua portuguesa se unam a Portugal, formando-se um denso e coeso entrelaçamento econômico, social e político, em forte intercâmbio de crescimento e de sustentabilidade dos negócios, da cultura, do turismo e do lazer”, afirmou.
Perfil Socioeconômico - Comunidade dos Países de Língua - Portuguesa / Brasil / Minas Gerais
ASPECTOS GERAIS
Nome oficial: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste
População: 258 milhões de habitantes
Área Total: 10.742.000 km2
Tipo do Bloco: Foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros
Secretário Executivo: Murade Isaac Miguigy Murargy (desde julho de 2012)
Idioma: Português (oficial)
SEGOV