Publicado em 20/02/2014 - politica - Da Redação
Unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais no Sul do Estado é referência no desenvolvimento de pesquisa na área de uvas e vinhos no país
Acompanhado do presidente da estatal, Marcelo Lana, o governador conheceu as tecnologias desenvolvidas pela Epamig para melhorar a qualidade das uvas e fomentar a produção de vinhos finos e espumantes. As técnicas estão sendo implantadas em cerca de 20 municípios de regiões tradicionalmente cafeeiras, Serra da Mantiqueira, Cerrado e Vale do São Francisco. Guiado pelos pesquisadores Murilo Albuquerque e Marite Dal’Osto, o governador de Minas percorreu os laboratórios e adegas, conhecendo o processo de envelhecimento do vinho em barricas de madeira para posterior envase.
Durante a visita, o governador Anastasia afirmou que o Governo Minas irá trabalhar junto ao governo federal para eliminar barreiras que impedem a importação de equipamentos, pela Epamig, para a continuidade das pesquisas.
“Essa unidade da Epamig é exemplar e contribui para o desenvolvimento de um novo polo de produção de vinhos brasileiros, aqui no Sul de Minas. No momento, o maior obstáculo é a burocracia, para que tenhamos a possibilidade de importar equipamentos livremente sem tributos. Vamos nos esforçar muito para obter junto ao governo federal o credenciamento da Epamig para conseguir importar esses equipamentos”, disse Anastasia.
Referência nacional
A Fazenda disponibiliza aos produtores serviços de consultoria que vão da escolha das mudas e do preparo da área para plantio até tratos pós-colheita, processamento e envase do produto final. A infraestrutura é composta por bancos de germoplasmas das principais variedades copa e de porta-enxertos, áreas experimentais de manejo e condução da videira, produção de mudas, além de laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho.
A Epamig, em Caldas, é referência nacional na produção de mudas de videira. Até o ano 2000, o Brasil importava, anualmente, cerca de cinco mil mudas de parreira. Hoje, possui tecnologia para ser autossuficiente na produção das variedades Niágara Branca, Niágara Rosada e Bordô.
Espumante de Minas
Em 2010, foi obtida na Vinícola Experimental, o primeiro espumante de Minas Gerais, produzido por um vinhedo de Andradas (Sul de Minas), utilizando uvas Chardonnay e tecnologias da Epamig. Atualmente, estão sendo feitos na Fazenda experimentos com uvas Chardonnay e Pinot Noir para a produção de base espumante que deverão ser colhidas na safra de verão, no final de 2014. A previsão é que, em 2016, seja produzido o primeiro espumante a partir de uvas colhidas na Fazenda Experimental da Epamig.
Fonte: SEGOV / Agência Minas