Comitiva cobrou asfalto para o trecho da BR-146
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu com o superintendente Regional do DNIT, Álvaro Campos de Carvalho, na terça-feira (17/04), acompanhado da presidente da Associação da Comunidade da Mumbuca, do município de Passos, Isabel Aparecida Ribeiro e diversas lideranças da cidade.
O objetivo da reunião, solicitada por Arantes e pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles (DEM), foi agilizar a entrega do projeto de um trecho de 17 km na BR-146, entre os municípios de Passos e Bom Jesus da Penha. Cláudio Palma, assessor do secretário Melles; Rildo Bastos Machado, chefe de gabinete do secretário de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; o advogado de Passos, Rogério de Melo; o vereador de Passos, João Batista de Resende; e o líder da Comunidade da Mumbuca, Nildo Gonçalves Souza, participaram da reunião e apresentaram alternativas para agilizar o processo.

“Essa é uma luta antiga minha e do secretário Melles e com a força da comunidade vamos conseguir que o edital dessa obra saia até o final deste ano”, comemorou Arantes. O parlamentar lembrou que todos os anos Melles destina recursos, por meio das emendas parlamentares, para a BR-146 e que esse é um projeto de iniciativa do atual secretário, que tanto tem trabalhado pela região.
O deputado recordou que foi por uma provocação de Isabel, em um evento que ele esteve em Passos há uma semana, que surgiu a ideia de se marcar essa reunião no DNIT. “Admiro a luta de pessoas como Isabel. Ela tem trabalhado sem medir esforços para concretizar uma demanda tão antiga e tão necessária para a região. Graças à iniciativa dela, estamos hoje, aqui, reunidos com o apoio de uma comitiva de peso”, destacou Antônio Carlos.
A presidente da Associação se prontificou a ajudar no que for preciso para que o processo, dentro do DNIT, tramite o mais rápido possível. “Estamos aqui, com diversas lideranças, representando a Comunidade da Mumbuca, que espera por esse asfalto há 12 anos. Estamos com um apoio político de peso, com diversos parlamentares e secretários unidos em prol da mesma demanda. E vamos a Brasília se for preciso”, afirmou Isabel.
Renato Andrade, subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, que é de Passos, se mostrou extremamente preocupado com os empecilhos burocráticos para a liberação do projeto do trecho da rodovia que ainda não foi asfaltado. Ele também integra a comissão criada no município para defender o asfaltamento desse trecho da BR-146. Arantes salientou que a presença do subsecretário Renato Andrade na comissão fortalece, e muito, a voz da comunidade. “Ele tem feito um belo trabalho em busca de melhorias para a região”, elogiou o parlamentar.
Um dos entraves é uma multa que não foi paga pelo DNIT. Os deputados Arantes e Melles se ofereceram para viabilizar recursos por meio das prefeituras da região para que seja possível pagar a multa. Até a comissão que luta pelo asfaltamento do trecho da BR-146 se prontificou a unir esforços e angariar recursos junto à comunidade para quitar a infração, tudo para agilizar o processo de liberação do projeto da estrada. O superintendente do DNIT agradeceu a iniciativa e respondeu que legalmente isso não seria possível. O próprio órgão, por meio de nota de empenho, deve quitar o débito. Isso será feito na próxima semana.
A superintendência do DNIT se sentiu pressionada e se comprometeu a agilizar o máximo possível o processo, inclusive em Brasília. “Ainda há muitos obstáculos a serem vencidos, como a multa do DNIT e parte da análise do projeto que vai ser feita em Brasília, mas tenho certeza de que nós venceremos todos esses obstáculos e teremos a obra licitada até o final deste ano. Essa comissão em prol da rodovia é muito forte e atuante, estão todos de parabéns pelo espírito combativo e pela disposição para melhorar as coisas”, concluiu Arantes.
O deputado parabenizou a presidente Dilma Rousseff pelos investimentos no PAC que muito têm beneficiado a região, dando prioridade às estradas do País.