Publicado em 09/11/2012 e atualizado em 09/11/2012 - politica - Da Redação
Evento reuniu mais de 300 lideranças do setor
Mais de 300 lideranças representativas se reuniram no Plenário da ALMG no evento que, dentre outros objetivos, comemorou o Ano Internacional das Cooperativas declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A participação das cooperativas mineiras no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 10% nos últimos cinco anos. Em 2011, o setor movimentou R$ 27,2 bilhões. Minas Gerais conta atualmente com 60 cooperativas, que atuam em dez ramos diferentes. Desse total, as atividades ligadas à agricultura, ao crédito e à saúde respondem por 97% das cooperativas em território mineiro. São quase 37 mil empregos diretos, com 1,2 milhão de cooperados. Em exportações, o segmento gerou US$ 884 milhões, também em 2011.
Lideranças expressivas do cooperativismo marcaram presença no evento, como o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), Ronaldo Scucato; o diretor-presidente da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico de Belo Horizonte (Unimed-BH), Helton Freitas; e o presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi), João Carlos Leite.
Os participantes do Ciclo de Debates Cooperar 2012 enriqueceram o debate com questões relevantes, o que contribuiu para elevar o nível das palestras e do evento. Arantes agradeceu a presença de todas as lideranças e reforçou que o cooperativismo tem sido uma ferramenta eficaz no combate às desigualdades sociais.
O presidente da ALMG, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), ao abrir oficialmente o evento, destacou o talento de Arantes à frente da Frencoop. Em seu discurso, Dinis ressaltou o papel da Assembleia de fomentar o cooperativismo não só nas atividades agrícolas, mas também em todos os setores da economia.
O deputado Antônio Carlos abriu os trabalhos enaltecendo o papel decisivo da OCB e da Ocemg e agradecendo a participação de todas as cooperativas e entidades ligadas ao setor, além da presença, por meio de secretarias e superintendências, do Governo do Estado.
Palestras incrementam debate com participantes
O evento contou com seis paineis de debates e doze palestrantes. Na parte da manhã, a primeira conferência foi do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que falou sobre a força do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social. “O cooperativismo não é uma alternativa, é uma solução. Graças a uma proposição do deputado Arantes, estamos aqui na Assembleia discutindo a importância do cooperativismo e finalizando as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas e temos na pessoa do deputado Antônio Carlos um grande parceiro”, disse Scucato.
A segunda palestra foi proferida pelo diretor-presidente da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico de Belo Horizonte (Unimed-BH), Helton Freitas, em conjunto com o presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi), João Carlos Leite. Os dois apresentaram experiências bem sucedidas à frente das respectivas cooperativas e falaram das perspectivas de crescimento no futuro. “Somos um exemplo de como o cooperativismo pode reduzir a desigualdade social. A Saromcredi ajudou a reverter o processo de despovoação de São Roque de Minas”, afirmou João Carlos Leite.
O tema “Educação para o cooperativismo: a importância de se investir na formação” foi apresentado pelo diretor da Dialétika Fenômenos Organizacionais, Inocêncio Magela de Oliveira, em parceria com o diretor administrativo e de desenvolvimento do Sicoob Central Cecremge, Márcio Olívio Villefort Pereira. Ao final da terceira e última palestra na parte da manhã, o debate foi aberto para a participação do público presente.
Depois de reabertos os trabalhos no período da tarde, a palestra “Oportunidades de negócios para o cooperativismo nas Copas das Confederações e do Mundo e nas Olimpíadas” ficou a cargo do superintendente de Cooperativismo e Apoio ao Setor Terciário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, João Israel Neiva, e do secretário Extraordinário para a Copa do Mundo (Secopa), Thiago Lacerda. Ambos deram ênfase à grande possibilidade de negócios diante dos eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.Na sequência dos trabalhos, os participantes ouviram a palestra do deputado Antônio Carlos Arantes sobre “Cooperativismo e política: duas forças que se completam” em parceria com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. Na oportunidade, o deputado destacou o papel da Frencoop-MG e aproveitou para agradecer a presença de todas as lideranças do setor que têm contribuído de maneira fundamental para o crescimento do cooperativismo no Estado e no Brasil.
Arantes enumerou as principais realizações da Frencoop-MG desde quando foi lançada, há 15 anos. O deputado falou sobre os principais pontos da Lei Mineira do Cooperativismo e dos avanços conquistados graças ao trabalho dos parlamentares comprometidos com o setor cooperativista. O deputado apontou que ainda há desafios a serem enfrentados pelas cooperativas, principalmente no que diz respeito à legislação do Estado.
Já o presidente da OCB elogiou o trabalho de Arantes em prol do cooperativismo. “Queria agradecer o deputado pelo trabalho em busca do desenvolvimento do nosso setor, assim como pela positiva contaminação do meio cooperativista e da sociedade nessa luta”, afirmou Márcio Lopes de Freitas.
A última palestra do evento – “Sustentabilidade e negócios” – foi ministrada pelo ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, e pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Ambientais e Cooperativos (IBPEAC), Edson de Oliveira Braga Filho.