Arantes coordena Ciclo de Debates Cooperar 2012 na ALMG

Publicado em 09/11/2012 e atualizado em 09/11/2012 - politica - Da Redação

 

Evento reuniu mais de 300 lideranças do setor

O presidente da Frente Parlamentar de Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), coordenou, nesta semana os trabalhos referentes ao Ciclo de Debates – Cooperar 2012, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento aconteceu a pedido de Arantes, que tem sua história pessoal intimamente ligada ao cooperativismo. “Sou cooperativista desde jovem e sei que quando as pessoas se unem em torno de um objetivo em comum as chances do êxito são maiores”, afirmou.

Mais de 300 lideranças representativas se reuniram no Plenário da ALMG no evento que, dentre outros objetivos, comemorou o Ano Internacional das Cooperativas declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A participação das cooperativas mineiras no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 10% nos últimos cinco anos. Em 2011, o setor movimentou R$ 27,2 bilhões. Minas Gerais conta atualmente com 60 cooperativas, que atuam em dez ramos diferentes. Desse total, as atividades ligadas à agricultura, ao crédito e à saúde respondem por 97% das cooperativas em território mineiro. São quase 37 mil empregos diretos, com 1,2 milhão de cooperados. Em exportações, o segmento gerou US$ 884 milhões, também em 2011.

Lideranças expressivas do cooperativismo marcaram presença no evento, como o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), Ronaldo Scucato; o diretor-presidente da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico de Belo Horizonte (Unimed-BH), Helton Freitas; e o presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi), João Carlos Leite.

Os participantes do Ciclo de Debates Cooperar 2012 enriqueceram o debate com questões relevantes, o que contribuiu para elevar o nível das palestras e do evento. Arantes agradeceu a presença de todas as lideranças e reforçou que o cooperativismo tem sido uma ferramenta eficaz no combate às desigualdades sociais.

O presidente da ALMG, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), ao abrir oficialmente o evento, destacou o talento de Arantes à frente da Frencoop. Em seu discurso, Dinis ressaltou o papel da Assembleia de fomentar o cooperativismo não só nas atividades agrícolas, mas também em todos os setores da economia.

O deputado Antônio Carlos abriu os trabalhos enaltecendo o papel decisivo da OCB e da Ocemg e agradecendo a participação de todas as cooperativas e entidades ligadas ao setor, além da presença, por meio de secretarias e superintendências, do Governo do Estado.

Palestras incrementam debate com participantes

O evento contou com seis paineis de debates e doze palestrantes. Na parte da manhã, a primeira conferência foi do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que falou sobre a força do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social. “O cooperativismo não é uma alternativa, é uma solução. Graças a uma proposição do deputado Arantes, estamos aqui na Assembleia discutindo a importância do cooperativismo e finalizando as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas e temos na pessoa do deputado Antônio Carlos um grande parceiro”, disse Scucato.

A segunda palestra foi proferida pelo diretor-presidente da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico de Belo Horizonte (Unimed-BH), Helton Freitas, em conjunto com o presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi), João Carlos Leite. Os dois apresentaram experiências bem sucedidas à frente das respectivas cooperativas e falaram das perspectivas de crescimento no futuro. “Somos um exemplo de como o cooperativismo pode reduzir a desigualdade social. A Saromcredi ajudou a reverter o processo de despovoação de São Roque de Minas”, afirmou João Carlos Leite.

O tema “Educação para o cooperativismo: a importância de se investir na formação” foi apresentado pelo diretor da Dialétika Fenômenos Organizacionais, Inocêncio Magela de Oliveira, em parceria com o diretor administrativo e de desenvolvimento do Sicoob Central Cecremge, Márcio Olívio Villefort Pereira. Ao final da terceira e última palestra na parte da manhã, o debate foi aberto para a participação do público presente.

Depois de reabertos os trabalhos no período da tarde, a palestra “Oportunidades de negócios para o cooperativismo nas Copas das Confederações e do Mundo e nas Olimpíadas” ficou a cargo do superintendente de Cooperativismo e Apoio ao Setor Terciário da Secretaria  de Estado de Desenvolvimento Econômico, João Israel Neiva, e do secretário Extraordinário para a Copa do Mundo (Secopa), Thiago Lacerda. Ambos deram ênfase à grande possibilidade de negócios diante dos eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.Na sequência dos trabalhos, os participantes ouviram a palestra do deputado Antônio Carlos Arantes sobre “Cooperativismo e política: duas forças que se completam” em parceria com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. Na oportunidade, o deputado destacou o papel da Frencoop-MG e aproveitou para agradecer a presença de todas as lideranças do setor que têm contribuído de maneira fundamental para o crescimento do cooperativismo no Estado e no Brasil.

Arantes enumerou as principais realizações da Frencoop-MG desde quando foi lançada, há 15 anos. O deputado falou sobre os principais pontos da Lei Mineira do Cooperativismo e dos avanços conquistados graças ao trabalho dos parlamentares comprometidos com o setor cooperativista. O deputado apontou que ainda há desafios a serem enfrentados pelas cooperativas, principalmente no que diz respeito à legislação do Estado.

Já o presidente da OCB elogiou o trabalho de Arantes em prol do cooperativismo. “Queria agradecer o deputado pelo trabalho em busca do desenvolvimento do nosso setor, assim como pela positiva contaminação do meio cooperativista e da sociedade nessa luta”, afirmou Márcio Lopes de Freitas.

A última palestra do evento – “Sustentabilidade e negócios” – foi ministrada pelo ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, e pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Ambientais e Cooperativos (IBPEAC), Edson de Oliveira Braga Filho.

Assessoria de Imprensa - Ricardo Gandra