Arantes parabeniza Emater-MG pelos seus 64 anos de história

Publicado em 11/12/2012 - politica - Da Redação

Evento reuniu principais lideranças do setor em cerimônia na sede da empresa

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) participou da solenidade em comemoração aos 64 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte, na quinta-feira (06/12). Na ocasião, o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), foi agraciado com a Medalha do Mérito de Extensão Rural pela relevante atuação em favor da assistência técnica e extensão rural mineira. A honraria foi criada em 2001 e o primeiro agraciado foi o ex-presidente Itamar Franco, quando exercia o cargo de governador de Minas Gerais.

“A Emater e seu presidente, Marcelo Lana, estão de parabéns pela iniciativa da homenagem ao nosso governador e pelos 64 anos de história, lutas e dedicação ao homem do campo”, disse Antônio Carlos.

Em seu discurso, o governador Anastasia ressaltou a contribuição da Emater nos resultados positivos da agricultura mineira. “Todos nós mineiros temos que ficar muito orgulhosos com o trabalho que a Emater faz, que a extensão rural faz em nosso Estado. Se os indicadores da agricultora mineira, ao longo dos últimos anos, têm sido tão positivos, é porque de fato conseguimos colocar a extensão rural como um dos pilares fundamentais desse desenvolvimento”, disse o governador.

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG é considerada referência nacional no setor de extensão rural. Está presente em 783 municípios e tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar. A empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético, entre outros.

“Este trabalho de décadas desenvolvido pela Emater-MG é fundamental para o sucesso das ações do Estado junto ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Durante todo este tempo, a busca tem sido pela qualificação do nosso agricultor, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da atividade no campo, com benefícios econômicos e sociais”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.

Até o fim de 2012, a Emater-MG deve atender cerca de 400 mil agricultores familiares, 7.795 organizações comunitárias e 372.643 pessoas em sustentabilidade ambiental. O trabalho da empresa trouxe reconhecimento nacional. Em 2012, a Emater-MG foi eleita pela terceira vez a melhor empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Brasil. A categoria faz parte do Prêmio Melhores do Agronegócio da revista Globo Rural. Essa foi a oitava edição do  Prêmio. As empresas participantes são avaliadas de acordo com itens econômicos, como receita líquida e capital de giro.

Para o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana, esse prêmio representa a qualidade do trabalho prestado pela empresa e a dedicação de todos os funcionários. “Essa conquista demonstra o esforço do governo de Minas Gerais para fortalecer a assistência técnica e extensão rural, garantindo desenvolvimento e atendimento de qualidade para os agricultores familiares”, disse Marcelo Lana.

Dia Nacional do Extensionista Rural

Arantes aproveitou para parabenizar o extensionista rural pelo seu dia. “Sem o trabalho desses profissionais, o produtor rural não teria, hoje, condições de vida e de trabalho melhores que no passado. São muitos desafios, mas com o trabalho dos extensionistas rurais, que estão tão próximos do homem do campo, acredito que muitas melhorias ainda virão”, afirmou o deputado. Os extensionistas trabalham na orientação dos agricultores dando todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades.

Matéria: Ana Karenina / Jornalista