Publicado em 29/11/2012 - politica - Da Redação
Com o intuito de divulgar e valorizar o patrimônio cultural de Minas Gerais, o Governo do Estado e o Legislativo mineiro lançaram na quarta-feira (28/11), o início de várias ações em comemoração ao barroco. Várias autoridades participaram do evento, que ocorreu na ALMG. A atividade é fruto de uma proposição sancionada no dia 26/11 pelo governador.
A lei 20.470 institui o dia 18 de novembro como o Dia do Barroco Mineiro. A legislação também determina que em 2014 será comemorado o Bicentenário de Aleijadinho, artista reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes da arte barroca. A lei tem origem no Projeto de Lei (PL) 3.396/12, de autoria do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Cultura, 40% das pessoas que visitaram Minas, no último ano, vieram atraídas pela cultura mineira. O deputado Carlos Mosconi (PSDB), membro efetivo da Comissão de Cultura, aplaude a iniciativa.
“Esse projeto vai impulsionar o desenvolvimento da cultura em nosso Estado, além de valorizar períodos históricos marcados pela produção artística. Essa lei também vai criar um roteiro turístico para aumentar o número de pessoas que visitam nossas cidades”, informa Mosconi.
Cultura - Dinis Pinheiro destaca que será possível criar novas oportunidades de divulgação da cultura e da riqueza do Estado, estimulando o turismo, sobretudo durante a Copa de 2014. “O barroco é expoente máximo da nossa arte e precisamos destacar algo que já é reconhecido internacionalmente”, ressaltou.
Durante a solenidade, foi assinado um Termo de Cooperação para planejamento do roteiro turístico cultural do barroco e das atividades de comemoração do bicentenário de morte de Aleijadinho, que será lembrado em 2014. O documento foi assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; e o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)