Assembleia debate em seminário futuro do Esporte em Minas

Publicado em 29/09/2009 - politica - Assessoria de Comunicação

955_10Foi aberta nesta terça-feira (29), pela manhã, em Poços de Caldas, a série de quatro encontros regionais do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência – Caminho para a Cidadania, promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A reunião, realizada durante todo o dia no Sest-Senat, contou com a participação de secretários de Esportes, de Educação, especialistas, professores e profissionais da área de diversas cidades do sul de Minas. Está prevista a realização do seminário em outras três regiões do Estado. Participaram do módulo de abertura em Poços a deputada Gláucia Brandão, coordenadora do evento, os deputados da região, Carlos Mosconi, e Antonio Costa Arantes, e o assessor do Ministério dos Esportes, Paulo Vieira. O prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva, o vice-presidente da Câmara Municipal, Álvaro Cagnani, e o secretário de Esportes do município, Carlos Alberto Santos, também compuseram a mesa.
Paulo César reafirmou o compromisso em apoiar ao esporte, equipando unidades e construindo mais praças esportivas. O prefeito disse ainda que Poços de Caldas é referência em Minas, no grau de incentivo esportivo ao jovem e adolescente, e continuará apoiando agentes que trabalham com a juventude. O prefeito citou como exemplo a realização do Encontro Nacional de Atividades Físicas (ENAF), que por 24 anos acontece na cidade, e as Olimpíadas Escolares, que o município sediou pela quinta vez em 2009.
Mosconi elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e disse que estimular atividades esportivas na infância e juventude é uma preocupação conseqüente. O deputado realçou a expectativa positiva do projeto e lembrou que os municípios estão dispostos em firmar parcerias dessa natureza, que garantirá mais saúde, educação e qualidade de vida para as crianças.
Carlos Alberto lembra que em 1976, quando da criação da Secretaria Municipal de Esportes, Poços de Caldas foi à pioneira no Estado ao implantar o Programa de Iniciação Esportiva. Segundo ele, 33 anos após e em apenas um projeto da prefeitura, implantado em 40 bairros, são atendidos quatro mil jovens carentes.

ALGUMAS PROPOSTAS
O programa dos seminários propõe discussões sobre a criação do Sistema Mineiro do Esporte, para planejar estratégias para o setor, e a elaboração do Atlas do Esporte em Minas Gerais, com o objetivo de identificar locais da prática esportiva no Estado.
A criação de espaços e equipamentos, para utilização de para-atletas, faz parte da proposta. Como também, a busca de parcerias com clubes e universidades mineiras, visando à utilização de equipamentos esportivos dessas instituições. Ações voluntárias de profissionais da área serão incentivadas.
Medidas como a criação de um calendário esportivo permanente e estímulo ao sistema de bolsa-esporte, para atletas de alto rendimento, são previstas no programa. O Conselho Estadual de Esportes será criado para acompanhar o cumprimento das metas.
Ainda dentre as propostas do plano estão à criação de secretarias de Esportes em todos os municípios mineiros, a instalação de Conselhos Municipais de Esportes e a instalação pelas Câmaras Municipais de comissões de Esporte. Na Assembléia Legislativa será criada também a Comissão Permanente de Esportes.