Publicado em 17/11/2015 - politica - Da Redação
Deputado Emidinho Madeira frisa caráter apartidário do consórcio
A Segunda Assembleia Geral do Concafé, que aconteceu na quinta-feira (12/11), em Nova Resende, teve a presença de vários prefeitos, vereadores, do presidente da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Rui Werneck e do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, que reafirmou o compromisso do Governo de Minas ao ConCafé e destacou mais uma vez o empenho do deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura, idealizador do consórcio. O secretário ressaltou a importância do evento em Nova Resende que esteve representado por mais de 50 municípios, levando-se em conta a presença dos presidentes de associações. “Em primeiro lugar é uma honra pra mim estar em Nova Resende juntamente com vários prefeitos e vereadores do Sul e Sudoeste de Minas. Temos que destacar que hoje temos aqui os presidentes das AMOG e prefeito de Muzambinho Ivan de Freitas (Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana), o presidente da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregiao do Médio Rio Grande) e prefeito de Capitólio José Eduardo Terra Vallory e também o prefeito de Santo Antônio do Amparo e presidente da AMALG, Jorge Otaviano (Associação dos Municípios da Microrregiao do Alto Rio Grande). Estamos muito bem representados e não temos dúvida de que o ConCafé, que nasceu no Sul e Sudoeste de Minas, será expandido também para outras regiões do Estado”, disse João Cruz, que reiterou o trabalho do deputado Emidinho Madeira como um dos nomes que têm se destacado na defesa da cafeicultura mineira.
O Secretário João Cruz também apontou que apesar do setor cafeeiro contar com várias instituições de apoio, ainda não existia uma entidade que envolvia os prefeitos das cidades produtoras e que esta é a grande novidade do ConCafé. Outra informação importante diz respeito ao georreferenciamento do parque cafeeiro que será feito a partir do ano que vem numa parceria entre a Codemig e o Governo do Estado. Pela primeira vez serão coletados dados estatísticos da atividade em Minas Gerais, que servirão de suporte aos cafeicultores que poderão, por exemplo, ter uma melhor orientação no momento de vendar a safra.
O principal item da pauta da reunião em Nova Resende foi a aprovação do contrato de rateio entre os municípios integrantes do consórcio. Ficou definido que cada prefeitura contribuirá com R$ 6 mil por ano, que poderá pago em parcela única ou mensalidades de R$ 500, 00, critérios que serão de livre escolha. O presidente do ConCafé e prefeito de Alfenas, Maurílio Pelloso, expôs sobre a importância do café para toda a economia do Sul e Sudoeste de Minas. “Em nossas cidades quando o café tá forte a gente observa até mesmo diminuição na criminalidade. É uma atividade que traz muitos benefícios sócio-econômicos, portanto, se formos pensar em valores, essa contribuição é irrisória, mesmo para municípios que estão em dificuldade”, disse.
O deputado estadual Emidinho Madeira (PT do B) fez questão de frisar que o Concafé é uma entidade sem cor partidária e que o objetivo maior é a defesa incondicional da classe produtora, através dos prefeitos dos municípios que têm no café uma das bases da economia. “Quando estamos em período de crise econômica, se a gente estiver unido conseguimos atravessar mais fácil a crise. O ConCafé é pra isso. Temos que nos juntar, cada prefeito com seu deputado estadual e federal e lutarmos juntos. É muito importante que os prefeitos discutam com os cafeicultores das suas cidades e nos tragam sugestões para o consórcio”, disse o deputado que também apontou para os resultados práticos da entidade que participará em Milão, na Itália, no início de dezembro, da maior feira de artesãos do Mundo, onde o ConCafé terá estande próprio.
FRASES:
“O produtor normalmente compra caro e vende barato. O associativismo é a forma de corrigirmos essas imperfeições”. Rui Werneck – Presidente da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, presente da 2ª Assembleia do ConCafé
“Vamos fazer a nossa parte”. João Cruz – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, em referência ao apoio do Governo de Minas ao ConCafé
“Os cafeicultores são sempre esquecidos. Essa idéia do ConCafé é ótima, por isso eu parabenizo o deputado Emidinho Madeira pela iniciativa”. Roberval José Gonçalves, prefeito de Conceição Aparecida, integrante do ConCafé, município com 10200 habitantes e economia quase 100% cafeeira.
“O café é a base econômica para muitos municípios da região, por isso é importante que todos participem do consórcio. Eu apoio e acredito que o ConCafé vai trazer melhorias. Para se ter uma ideia, em Alpinópolis, a maior contribuição de ICMS que recebemos vem da Cooxupé”. Júlio Batatinha, prefeito de Alpinópolis e integrante do ConCafé
Fonte: Ascom Deputado Emidinho Madeira