Assine + Saúde ganha adesão do Rotary Clube

Publicado em 14/12/2012 - politica - Da Redação

Mais um parceiro importante aderiu ao Assine + Saúde, no dia 12/12. Desta vez, o Rotary Clube, instituição que presta serviços voluntários, promovendo educação e trabalhando para melhorar a saúde brasileira, uniu esforços ao movimento nacional por mais investimento no setor. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa (ALMG) e outras entidades lutam assiduamente para conquistar mais recursos para a área.

O governador do distrito 4520 do Rotary, que reúne clubes de Belo Horizonte, Vale do Aço e Jequitinhonha, Agassis Martins Júnior, prometeu se empenhar na conquista de 300 mil assinaturas. Atualmente, o país já está contabilizando cerca de 1 milhão.

Ao todo, é necessário 1,5 milhão de assinaturas para a criação de um projeto de lei, de iniciativa popular, para que a União invista 10% na saúde, como determinava a Emenda Constitucional 29 (EC-29). Com a regulamentação da EC-29, os Estados foram obrigados a gastar 12% no setor; os municípios, 15%; e o governo federal apenas a variação do PIB.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi, se a União investisse os 10%, isso seria um avanço para o Sistema Único de Saúde (SUS). “A União iria injetar mais R$40 bilhões para a saúde do povo brasileiro. Hoje, ela é detentora de 70% da carga tributária do país e alega que não tem dinheiro para colocar no setor. A responsabilidade da saúde deve ser dos três entes federados”, explicou Mosconi, que também é o autor da EC-29 em sua forma original.

Mosconi também informou que a meta é levar a proposta com as assinaturas para Brasília no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. “Com a adesão do Rotary, temos a certeza que conseguiremos cumprir a quantidade de assinaturas necessárias”.

O Rotary recebeu das mãos do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), kits com material informativo sobre a campanha e formulários para coleta de assinaturas. Dinis também ressaltou que, em março do próximo ano, as caravanas no interior do Estado serão intensificadas para ampliar a adesão da sociedade. Para mais informações do movimento, acesse o site: www.almg.gov.br.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)