Assine + Saúde ganha apoio da Maçonaria

Publicado em 23/11/2012 - politica - Da Redação

Lideranças estaduais da Grande Loja Maçônica e da Grande Oriente do Brasil aderiram, na quarta-feira (21/11), ao movimento Assine + Saúde, capitaneado pela Assembleia Legislativa de Minas (ALMG). Diante do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e do presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), eles se comprometeram a mobilizar suas lojas na coleta de assinaturas.  

A campanha nacional é para apresentar um projeto de iniciativa popular à Câmara dos Deputados, obrigando a União a investir 10% do seu orçamento no setor. Para isso, é necessário coletar 1,5 milhão de assinaturas. Minas já contabilizou cerca de 400 mil. Uma delegação de prefeitos eleitos em visita à Assembleia também participou da solenidade.

“A União, que detém 70% da carga tributária, gasta com a saúde apenas a variação do PIB. Já os estados e municípios tem que arcar com, no mínimo, 12% e 15%, respectivamente, no setor. Até os países africanos investem mais em saúde do que a gente. Já é momento de mudarmos essa realidade. Afinal, a saúde é a principal preocupação dos brasileiros”, alertou Mosconi.

Para Pinheiro, a maçonaria será uma parceira importante na campanha. “Essa é uma causa nobre e a ajuda da maçonaria é muito bem-vinda. Com um projeto de iniciativa popular, nem a presidente da República terá como virar as costas para nossa luta por um Brasil mais justo, com mais saúde”, disse.

Iniciativa - O grande primeiro vigilante da Potência Grande Loja Maçônica Minas Gerais, Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, disse estar otimista com o sucesso da iniciativa. “Vamos trabalhar com muita garra, aproveitando a capilaridade da maçonaria, para, inclusive, ultrapassar o número mínimo de assinaturas”, apontou.

Já o grão-mestre estadual da Potência Grande Oriente do Brasil, Amintas de Araújo Xavier, lembrou que a maçonaria, historicamente, é pioneira em apoiar causas em benefício de grande apelo popular e que estará engajado na causa do Assine + Saúde.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)