Aumento da violência em Guaxupé e região preocupa deputado Arantes

Publicado em 20/04/2016 - politica - Da Redação

Aumento da violência em Guaxupé e região preocupa deputado Arantes

Comissão de Segurança Pública da ALMG fará audiência no município para discutir aumento da criminalidade

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará, na segunda-feira (25/4/16), uma audiência pública para debater o aumento do índice de criminalidade e violência em Guaxupé e região. A reunião, solicitada pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB) e sargento Rodrigues (PDT), está marcada para as 9h30, no Teatro Municipal Arlete Mendes, em Guaxupé.

Antônio Carlos informou que o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (PSDB), solicitou a realização da audiência pública, tendo em vista "o significativo aumento dos índices de violência no município". Por isso, o parlamentar pretende discutir com autoridades da região e do sistema de Defesa Social do Estado, assim como com as lideranças e os comerciantes de Guaxupé e região formas para combater o problema.

Segundo informações do prefeito, a cidade tem registrado diversas ocorrências de violência e um aumento assustador da criminalidade. "Assaltos à mão armada e a comerciantes, que não eram comuns, estão ocorrendo com frequência, assim como os crescentes casos de assassinatos e de tráfico de drogas. Preocupado com o problema, recorri ao deputado Antônio Carlos que nos atendeu prontamente", disse Jarbinhas.

O major Mattos, de Guaxupé, informou que houve um aumento em torno de 150 a 200% dos crimes registrados de 2015 a 2016. Foram registrados cinco casos em 2015 e 15 em 2016. De acordo com o major, a maioria dos crimes é roubo a mão armada tendo menores envolvidos em sua maioria. O policial disse que somente um menor foi apreendido 20 vezes por tráfico de drogas.

De acordo com Arantes, assaltos, furtos, roubos e explosões de caixas eletrônicos também têm trazido insegurança e preocupação à população das cidades. "A comunidade precisa se sentir segura. Por isso, vamos debater o assunto em parceria com outras prefeituras, vereadores e os comandos da Polícia Militar e Polícia Civilda região para compreender o que é possível fazer de imediato", afirmou.

O deputado também apontou problemas de violência graves e recorrentes na zona rural e garantiu que o tema será debatido na audiência. "Foi-se o tempo em que o campo era sinônimo de sossego. Hoje, a gente tem visto cada vez com mais frequência roubos de máquinas agrícolas, gado, café, produtos químicos. E, infelizmente, tem acontecido sequestros e assassinatos. As famílias estão vivendo em um clima de insegurança", expôs Arantes.

Na avaliação do parlamentar, esse aumento da violência é consequência do corte de investimentos do governo em Segurança. "No ano passado, o governo do Pimentel cortou em mais de 80% os recursos destinados aos investimentos na infraestrutura, como por exemplo, reforma e construção de delegacias, postos policiais e cadeias públicas. Além disso, houve o corte de mais de 30% nos recursos destinados à manutenção e custeio, verba para gasolina e manutenção das viaturas. Para agravar a situação, o número de policiais é inferior ao necessário. A frota está sucateada. As prefeituras ficam sobrecarregadas e têm que arcar até com a gasolina dos carros e pessoal para trabalhar na área burocrática da polícia. O problema é grave e o governo tem que acordar para isso. Vamos cobrar. Espero que os representantes da Secretaria de Defesa Social que foram convidados compareçam", concluiu Antônio Carlos.

 

Serviço

Evento: Audiência da Comissão de Segurança Pública

Data: 25 de abril de 2016 (segunda-feira)

Horário: 9h30

Local: Teatro Municipal Arlete Mendes (Guaxupé)

FONTE: ASCOM / DEPUTADO ARANTES