Publicado em 22/08/2017 - politica - Da Redação
Os trechos que restam para serem asfaltados da BR-265, entre os municípios de Alpinópolis e Jacuí, poderão ser concluídos pelo Governo Federal. A informação foi passada pelo diretor de Planejamento do DNIT, André Martins de Araújo, ao deputado Emidinho Madeira, durante reunião na sede do DNIT, em Brasília, no dia 15/08. De acordo com o Ministério dos Transportes existe a possibilidade da BR-265 ser concluída no próximo ano, pois as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) entrarão como prioridade no Programa Avançar, a ser lançado em breve pelo Governo Federal. O diretor do Dnit também alertou para a questão política e esclareceu que é importante um trabalho da bancada mineira na Câmara Federal para que se priorize no orçamento na união a conclusão da estrada.
O deputado Emidinho Madeira, que tem feito uma mobilização intensa tanto em Minas como em Brasília em favor das estradas de toda a região, se mostrou otimista com as informações do DNIT. “Temos que juntar todas as forças políticas da nossa região, prefeitos, deputados estaduais e federais para buscarmos uma ação mais rápida para a BR-265. Transito constantemente por Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Jacuí e sei muito bem como é o sofrimento dos usuários da estrada. Em época de seca é muita poeira, principalmente na subida da serra de Alpinópolis. Em período de chuva vários trechos ficam intransitáveis. A maior parte da estrada já foi feita, mas é preciso que se tenha mais urgência para concluir uma via tão importante para o desenvolvimento de uma região de grande importância para a economia não só de Minas, mas também para o Brasil como um todo”, disse o deputado.
TREVO DE ALFENAS
O parlamentar também protocolou uma cobrança sobre o trevo de Alfenas. Neste caso a questão é um pouco mais complicada porque esse trecho da BR-491 passou a ser responsabilidade do governo de Minas, segundo informou o Ministério dos Transportes. ““Vamos agora procurar o DER/MG para buscarmos uma solução para o trevo de Alfenas que é uma verdadeira calamidade. É inaceitável. Não vamos descansar enquanto não resolvermos esses dois casos que são de suma importância para toda a nossa região”, ressaltou.
Participaram da reunião, além do deputado Emidinho Madeira, os prefeitos de Boa Esperança, Hideraldo Henrique, de Piumhi, Deco do Stalo, o de Alterosa, Hermes, o Secretário de Planejamento de Alfenas Saulo e a arquiteta de Alfenas Lilian. O próximo passo no caso do trevo de Alfenas é com o DER-MG.