Cadastro Ambiental Rural é prorrogado por mais um ano

Publicado em 06/05/2016 - politica - Da Redação

Cadastro Ambiental Rural é prorrogado por mais um ano

Deputado Arantes defendeu essa proposta na Assembleia Legislativa

O prazo para os proprietários rurais fazerem a inscrição no Cadastro de Regularização Ambiental (CAR) e para aderirem ao Programa de Regularização Ambiental (PAR), previsto para encerrar na quinta-feira (05/05/16), foi prorrogado por mais um ano somente para propriedades com até quatro módulos fiscais.

A prorrogação foi defendida pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), em audiência pública realizada no dia 30 de março passado, a pedido dele e do deputado Fabiano Tolentino (PPS), presidente da Comissão de Política de Agronegócio e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para avaliar a adesão ao CAR e ao PAR. Na época, 64% das 551.613 propriedades rurais existentes no Estado haviam sido cadastradas, segundo estimativas apresentadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Diante da perspectiva de que nem todos conseguiriam se cadastrar, o deputado Antônio Carlos Arantes defendeu a prorrogação do prazo. “A resposta dos produtores estava sendo boa, mas a previsão era de que não daria tempo, o que seria uma perda, já que o CAR e o PAR são importantes para o governo e, mais ainda, para o proprietário rural, que têm suas terras demarcadas e legalizadas. Sem contar a perda de benefícios previstos no Código Florestal Brasileiro para quem ficasse de fora”, explicou Arantes.

Representantes da Fiemg, da Fetaemg, da UFLA e até órgãos do próprio governo, como a secretária estadual da Agricultura, também defenderam a prorrogação do prazo de cadastro.

De acordo com o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, que participou da audiência pública, a expectativa era cadastrar 33 milhões de hectares. Até àquela data, Minas Gerais era o estado que mais tinha aderido ao CAR e ao PAR.

Para o deputado Antônio Carlos Arantes, isso prova que quando há união em favor do produtor mineiro a resposta é rápida. “Esperamos agora que todos se cadastrem”, afirmou.

Fonte: Texto e foto: JC Junot / Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes