Publicado em 08/12/2010 - politica - Assessoria de Comunicação
Posse acontece na primeira semana de janeiro
Com uma abstenção e dois votos contrários justificados, a chapa liderada por Luis Floriano Avelino, o Luís do Piso (PR), foi eleita para ocupar a mesa diretora da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, no biênio 2011/2012, na 40ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, dia 06 de dezembro.
A data para eleição é apontada pelo Regimento Interno da Câmara que exige a votação para a nova mesa diretora, sempre na primeira reunião regular do mês de dezembro.
A única chapa a inscrita foi a de Luiz como presidente, Claudinei de Oliveira (PPS) como vice e José Eugênio Nascimento, o Geninho (PMDB) e Carlos Henrique Vilela (PMN) como primeiro e segundo secretários. O prazo para as inscrições foram até o dia 01 de dezembro, cinco dias antes da votação, conforme determina o Regimento.
Ainda conforme o documento, a posse deve acontecer até três dias úteis após início da nova gestão.
Pronunciamento
Após a votação, Luis falou sobre a responsabilidade que terá a partir de 2011. “A Câmara tem bons funcionários efetivos, de muita competência. Eles terão mais trabalho comigo do que tinham com o Filipe. Eu perguntarei bem mais, já que o Filipe, como advogado, entendia mais que eu. Ser presidente é difícil, mas substituir um presidente como esse que sai é mais difícil ainda. O Filipe inovou muito os trabalhos dessa Câmara, fez com que o povo de Carmo acreditasse mais no Poder Legislativo e nos vereadores. Hoje, a imagem da Câmara está bem na cidade. A gente vai aprendendo muita coisa. Tem coisa para aprender todo dia. Terei a humildade para perguntar sempre o que eu não souber ou tiver alguma dificuldade”, disse.
Luis também falou sobre sua gestão. “Quando disse que vou ouvir todos é porque acredito que ouvindo o povo, a gente erra menos. De uma coisa vocês podem ter certeza: vou fazer de tudo para fazer o melhor para esta casa, sempre corrigindo as falhas. Tentarei administrar a Câmara melhor até do que administro minhas próprias coisas. Agradeço o apoio dos outros membros da chapa. Fiquei satisfeito. Todos podem ver que aqui todos não vislumbram seus interesses particulares, mas sim o bem de toda cidade”, afirma.
A votação e o relacionamento entre os vereadores também foram assuntos da fala de Luiz. “Até mesmo os que não votaram em mim, já manifestaram que não tem nada contra minha pessoa. É muito ruim entrarmos em conflito nessa casa. Tenho um bom relacionamento com todos os vereadores e quero que continue assim para que juntos possamos melhorar ainda mais a imagem do Poder Legislativo. Estou muito feliz em poder ocupar esse cargo de presidente, mas muito preocupado também. A responsabilidade que cai sobre os meus ombros aumenta bastante”, concluiu.
Outras informações sobre a mesa diretora e seus componentes estão disponíveis em www.carmodorioclaro.cam.mg.gov.br.
Biografia
Natural de Alpinópolis no registro de nascimento, mas carmelitano de fato. Luiz Floriano Avelino, o popular Luiz do Piso, nasceu no bairro Balbinos na zona rural de Carmo do Rio Claro em 28 de janeiro de 1961, na antiga propriedade da família, que hoje está debaixo das águas da Represa de Furnas. Com a desapropriação pela estatal, a família adquiriu outra propriedade no bairro Barreiro, na cidade de Alpinópolis.
E na nova casa, Luiz cresceu com seus dez irmãos e os pais, o agricultor Antônio Avelino Filho, o popular Vinico (com 87 anos) e a mãe, a dona-de-casa Maria Cândida Avelino que faleceu em dezembro de 2008. O pai ainda reside em Alpinópolis, no bairro São Benedito.
Aos 19 anos, mudou-se para o Carmo para trabalhar como padeiro na empresa do irmão.
Permaneceu na atividade por 18 anos (1982-2000). Em 1997, abriu o próprio negócio: uma loja de pisos e revestimentos. Hoje dedica-se à vereança e a sua loja que, acabou lhe rendendo o apelido de “Luiz do Piso”.
É casado com a professora Luzia Alves Cardoso Avelino desde 1992. É pai de Mariana Cardoso Avelino (doze anos) e Túlio Cardoso Avelino (sete anos).
Até a quarta-série, estudou na Escola Cristiano Machado, no Barreiro, em Alpinópolis (de 1968 a 1973). Concluiu os dois anos seguintes (5ª e 6ª séries) no Colégio Dona Indá, também em Alpinópolis (de 1974 a 1976). Terminou o ensino fundamental já em Carmo do Rio Claro, no Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães entre os anos de 1986 e 1989.
De 1997 a 1992, atuou como vicentino. Hoje é vereador pela primeira vez, pelo PR (Partido da República). Foi eleito em 2008 com 442 votos.