Carlos Melles cumpre extensa agenda regional

Publicado em 23/02/2010 - politica - Assessoria de Comunicação

976_07Conhecido por sua intensa atividade parlamentar, o deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), não descansou nem mesmo no recesso do carnaval. O deputado, nos últimos dias, cumpriu uma extensa agenda de visitas e de reuniões, especialmente no Sul e Sudoeste de Minas. Na terça-feira (16), Melles acompanhou o governador em exercício professor Antonio Anastasia em visita a São Roque de Minas e Vargem Bonita, na região da Serra da Canastra. Na quinta-feira (18) o deputado esteve em Varginha e no dia seguinte visitou os municípios de Campo do Meio, Campos Gerais e Alpinópolis, finalizando a agenda no sábado (20), pela manhã, em encontro com o prefeito de Guaranésia.

 Região da Canastra - Em São Roque de Minas, Melles prestigiou a visita do governador em exercício, Antonio Anastásia, que esteve no município para lançar a terceira etapa do programa Luz para Todos, que prioriza ligações de energia elétrica para a população rural. O prefeito Nilso de Faria foi o anfitrião do evento. De São Roque, Carlos Melles e o deputado estadual Antonio Carlos Arantes seguiram com a comitiva de Anastásia para Vargem Bonita, onde foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de casas populares do Conjunto Habitacional Jenipapo. Serão investidos R$ 853,6 mil pelo Governo de Minas na construção das 40 unidades habitacionais tipo padrão. A obra resulta de convênio assinado entre a Prefeitura Municipal e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) em novembro de 2009. O prefeito Belchior dos Reis Faria recebeu a comitiva, acompanhado de vários prefeitos da região.

976_05Crédito do ICMS para produtores - Além de reuniões com a equipe política e com dirigentes da Cooparaíso durante a semana, na quinta-feira (18) o deputado esteve em Varginha, cumprindo um importante compromisso. Ocorre que, embora reconheçam o valor social do decreto 45.030 do governo de Minas Gerais, de janeiro de 2009, as cooperativas de cafeicultores não estão conseguindo operacionalizar a legislação, que torna obrigatório o ressarcimento de um crédito presumido de 3,6% por saca de café aos produtores. Na visão dos dirigentes – reunidos no Centro do Comércio de Café de Minas, o Estado fez o lado social em democratizar o beneficio do ICMS para todos os cooperados, porém, os cooperativistas avaliam que faltou mecanismos de operacionalização e escoamento de crédito de ICMS pelas cooperativas, e decidiram abrir um canal de diálogo com o governo de Minas Gerais, na busca de uma solução face à dificuldade de operacionalização e escoamento de ICMS para outros estados. “As Cooperativas vão propor que Minas repasse o crédito de ICMS diretamente aos produtores”, explicou o deputado, que preside a Frente Parlamentar do Café no Congresso Nacional.

976_06Agenda regional - A sexta-feira (19) também foi de agenda intensa para o deputado, que visitou três municípios, acompanhado pelo deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSC). O primeiro compromisso foi em Campo do Meio, onde reuniu-se com lideranças políticas tradicionais do município, sendo recepcionado na casa da família do médico João Kennedy Rocha e na casa do ex-prefeito Alderico José Machado. O testemunho do ex-prefeito, Alderico José Machado, revela a importância do trabalho realizado pelo deputado no município. “O Carlos Melles é o grande responsável pelo desenvolvimento de Campo do Meio. Posso assegurar que mais da metade do que fizemos em Campo do Meio foi possível com as verbas que o deputado destinou”, afirmou o ex-prefeito, tradicional líder político local. Logo em seguida Melles esteve em Campos Gerais, onde foi recebido na Câmara Municipal, pelo presidente do Legislativo, vereador João Geraldo da Silveira, o João fda Neguinha, e pelos vereadores Maria Rocha, Vicente de Paula Vilani e Marcos de Novaes. O prefeito Amador Martins da Silva, também esteve na Câmara para cumprimentar o deputado, que reuniu-se com presidentes e membros das associações rurais do município. Ainda em Campos Gerais, Carlos Melles esteve na Rádio Montanhês 97 FM, quando concedeu entrevista ao jornalista Afrânio Caiafa Mesquita Filho, abordando temas diversos como endividamento e falta de renda no café, microempresas e a figura do Empreendedor Individual, a parceria de trabalho com o governador Aécio Neves, o cenário da política estadual, além das obras e serviços realizados e os novos trabalhos previstos pelo deputado para Campos Gerais. No início da noite o deputado chegou a Alpinópolis, onde era esperado por um grande público no Parque de Exposições, além de lideranças como o prefeito Edson Luiz Rezende Reis, os vereadores Sebastião Ribeiro Neto, Francisco Passos da Silva, José Acácio Vilela, Susana de Ávila Reis, o secretário municipal de Agricultura, Nelinho, e o presidente do Sindicato Rural, José Carlos de Paula. O deputado explanou sobre o cenário atual da cafeicultura e o trabalho que vem sendo desenvolvido de apoio ao setor, sobretudo na defesa do produtor e do trabalhador rural. Melles falou ainda sobre a BR 265 – rodovia estratégica que liga o Nordeste Paulista ao Sul de Minas, cujas obras estão paralisadas próximo a Alpinopolis. “Não tem mais volta, como fizemos todo este trecho até Alpinopolis, posso assegurar que a obra reinicia, os entraves estão sendo removidos, e fará a ligação para Carmo, Ilicínea, passando por Varginha até a integração com a Fernão Dias e daí por diante ao Rio de Janeiro”, reafirmou o deputado, chamado pelo prefeito de “pai da BR 265”. Ao saudar o deputado, o prefeito de Alpinopolis disse que, há poucos dias, fez um balanço e reafirmou sua convicção de que Carlos Melles foi o deputado que mais ajudou Alpinopolis com recursos e serviços.

Apoio à industrialização – Na manhã de sábado (20) o deputado recebeu em seu escritório, em São Sebastião do Paraíso, o prefeito de Guaranésia, João Carlos Minchillo. Acompanhado do chefe de gabinete, Aurélio Miguel, e da responsável pela área de convênios da Prefeitura, Geovana Mara Panissa Marques, o prefeito apresentou ao deputado um projeto de adequação para um resultado mais efetivo de um convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. Na prática, a proposta da Prefeitura visa adquirir, com o mesmo recurso, uma área para implantação de um parque industrial de aproximadamente 140 mil m², ao passo que o projeto original prevê uma área de 24 mil m². “Pelo o que vocês estão me apresentando, a proposta é tão clara e vantajosa que precisamos formalizar junto ao governo de Minas, indicando a eficiência da aplicação do recurso público”, manifestou o deputado, homologando apoio à proposta da Prefeitura, que visa promover o desenvolvimento, o emprego e renda em Guaranésia.