
O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, entregou, na sexta-feira (2), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, a Medalha de Mérito da Defesa Civil. Neste ano, foram agraciadas 49 personalidades e instituições, entre as quais, o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais, deputado federal Carlos Melles. A outorga faz parte dos eventos comemorativos ao 48° aniversário do Gabinete Militar do Governador.
“Esta homenagem expressa o reconhecimento público pelo valoroso trabalho realizado, norteado pela coragem e a perseverança, características necessárias para se atingir o ideal de uma Defesa Civil atuante, eficiente, respeitada e voltada para a segurança da população.
Consciente dessa responsabilidade social, não obstante aos inúmeros obstáculos existentes, o Gabinete Militar do Governador, através da Defesa Civil Estadual, tem atuado com ações preventivas de socorro assistenciais e reconstrutivas em prol de uma sociedade mais segura e preparada. Se hoje a Cedec é reconhecida pela sua gestão eficiente, esse sucesso deve ser credenciado a valores como competência e profissionalismo e aos seus técnicos e servidores, mas também ao compromisso de cada ente público e privado com o bem comum”, disse o coronel PM Luis Carlos Dias Martins.
A Medalha de Mérito da Defesa Civil foi instituída para homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil. O Gabinete Militar do Governador foi criado oficialmente em 1963 e tem a finalidade de planejar, coordenar e executar as atividades de segurança do governador, vice-governador e seus familiares, bem como realizar as ações de Defesa Civil no Estado de Minas Gerais.
“O coordenador estadual da Defesa Civil e o secretário-executivo têm demonstrado, na linha de frente da Coordenadoria, em estreita colaboração com todas as diretorias e gerências, a capacidade de unir pensamento e ação, teoria e prática. A Defesa Civil é indubitavelmente uma referência pela excelência de seu trabalho. Esse exemplo altaneiro revela-se pela condição de liderança, que transmite confiança a todos os parceiros púbicos, privados, da sociedade civil, todos que atuam e que colaboram nessa área sensível da agenda governamental em toda a extensão do território mineiro, unindo, especialmente, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado”, afirmou a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, ao representar o governador Antonio Anastasia na cerimônia.
Para o orador oficial da cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro, a Defesa Civil é atuante e dinâmica, desde seu planejamento até sua atividade preventiva ou de ajuda humanitária. “A Defesa Civil é o fronte do humanismo solidário, que nomeio como humanitarismo consciente da responsabilidade de cada um de nós na preservação da vida humana”, considerou o parlamentar.
Na segunda-feira (5), foi realizada, no auditório do BDMG, a cerimônia comemorativa ao 48° aniversário do Gabinete Militar. Houve a entrega da Medalha de Mérito Militar, do Prêmio Expressão Profissional, de Motorista Padrão, do Diploma de Colaboradores Beneméritos, e será feita homenagem aos militares e servidores civis recém-transferidos para a reserva ou aposentados.
Já no dia 30 de novembro, foi realizada, na Academia de Polícia Militar, a cerimônia de entrega da Medalha Coronel José Vargas da Silva, instituída para homenagear os oficiais formados pela Academia de Polícia Militar, no cinquentenário de sua formatura.
Carlos Melles repercute - O Secretário Carlos Melles ao final da solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, quando recebeu a condecoração das mãos do Cel Luiz Carlos Martins, se revelou muito honrado e feliz, pois considerou a condecoração uma delicadeza da Polícia Militar e pela Defesa Civil, tão bem liderada pelo jovem Cel Martins, pelo Comandante Geral da PMMG, Renato, pelo Comandante do Bombeiros Militar, Sílvio.
“A secretaria Maria Coeli e o presidente da Assembléia, deputado Dinis, expressaram bem aquilo que todos sentimos em relação ao trabalho da Defesa Civil, estamos trabalhando unidos, salvando vidas e reduzindo o sofrimento da pessoas em situações extremas”.
“A Defesa Civil permeia e verticaliza as ações de auxílio em toda a sociedade. Num contexto onde a natureza pede socorro aos homens e ela (a Defesa Civil) busca atenuar os efeitos provocados pelas enchentes, aumento da temperatura, que trazem tanto desconforto ambiental”.
“Neste sentido, esta medalha dá uma responsabilidade cada vez maior aos homenageados deste dia, no sentido de promover esta integração, transversalidade e uma ação em rede, com diversos parceiros vindos da sociedade civil, iniciativa privada, meios de comunicação, prefeituras e órgãos de governo”.
“A defesa Civil tem investido em um trabalho que inicia na base com a educação e treinamento de equipes em mais de 650 municípios mineiros. Tem também a parte do aprimoramento do conhecimento técnico e da pesquisa sobre as condições climáticas em todo Estado, mostrando com antecedência as zonas a serem mais atingidas pelas chuvas”.
“O Cel Martins em função da sua capacidade de gestão, fez ao longo deste período uma parceria e uma cumplicidade com toda a sociedade cível, militar e empresários, resultando em uma dimensão diferenciada, para a Defesa Civil em Minas, que serve de modelo de dinamismo e eficiência a ser seguido”.