Centro Viva Vida atenderá mulheres e crianças
A reunião dos secretários Cássio Soares (Sedese) e Antônio Jorge (Saúde) realizada no dia 9 de abril, resultou em mais uma grande conquista para a nossa cidade: o Centro Viva Vida de Passos agora é uma realidade.
Hoje, o Secretário Municipal de Saúde, Maurício Vilela Reis, reuniu-se em Belo Horizonte com o Secretário de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares, com o Secretário Adjunto de Saúde Breno Simões, e com o Subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Maurício Botelho, para os últimos acertos sobre a construção do “Centro Viva Vida”, que tem orçamento de 4 milhões de reais.
O deputado Cássio Soares destacou a importância da parceria com Prefeitura de Passos e a atuação do Secretário Municipal de Saúde, Maurício Vilela, e comemorou a conquista: “É uma semana realmente especial, pois conseguimos a implantação do SAMU regional para o segundo semestre e agora temos a satisfação de poder anunciar um dos maiores investimentos na área da saúde em Passos nos últimos anos. Mais importante do que o próprio investimento é o que representa o “Viva Vida”, para as crianças e mães de Passos e região. É muito gratificante” destaca Soares.
O Centro Viva Vida faz parte de uma rede dedicada à saúde reprodutiva de mulheres e homens, bem como de cuidado ao recém-nascido prematuro, representando um reforço na prevenção da mortalidade infantil e materna em Minas.
A obra em Passos terá mil metros quadrados de construção, uma estrutura completa com áreas para recepção, posto de enfermagem, consultórios de ginecologia e obstetrícia, mastologia, pediatria, urologia, psicologia, serviço social, salas para medicamentos, cardiotocografia, ultrassonografia e mamografia.
O investimento em aparelhos de grande porte ultrapassa 1 milhão e trezentos mil reais para a compra de mamógrafo, ultrassom, cardiotógrafo, doppler com recursos para exame gineco-obstétrico, pediátrico e urológico.
Anualmente, o repasse para custeio chega a 1 milhão de reais e serão disponibilizados, de imediato, serviços de atendimento à saúde sexual e reprodutiva, às gestante de alto risco, planejamento familiar, câncer de mama, câncer de colo de útero, urologia, vítimas de violência sexual, saúde da criança (baixo peso e prematuridade), desnutrição grave e dificuldade respiratória.