Cássio Soares anuncia instalação de câmeras de segurança em Passos

Publicado em 02/04/2013 - politica - Da Redação

Será realizado na terça-feira, 2 de abril, a assinatura do contrato de convênio para lançamento do Programa Olho Vivo em Passos. Através dele, serão instaladas câmeras de segurança em 15 principais pontos vulneráveis do município. O Olho Vivo é um sistema de videomonitoramento do Governo do Estado de Minas Gerais e será implantado no município a pedido do secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares.

Em reunião realizada em dezembro do ano passado, com o Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, Cássio Soares conseguiu acertar a instalação do vídeomonitoramento, que deverá estar em funcionamento ainda neste semestre.

A instalação das câmeras do Olho Vivo em Passos está prevista para o final do primeiro semestre de 2013. Serão implantados 15 equipamentos na cidade, em pontos de maior demanda, já identificados pela Polícia Militar. O investimento previsto é de cerca de R$ 2 milhões. “A instalação das câmeras vai otimizar a utilização da mão de obra do policial militar que poderá se dedicar a outras áreas onde há maior risco de crimes violentos como, por exemplo, homicídios”, disse Rômulo Ferraz.

Os principais pontos da cidade de maior incidência de atos violentos, já identificados, são a Avenida da Moda e proximidades do setor bancário. Essa é uma antiga reivindicação da sociedade passense, que Cássio vem lutando para tornar realidade e faz parte de uma série de medidas tomadas para diminuir a criminalidade em Passos.

“Fico muito feliz em saber que nossos esforços estão gerando resultados. As nossas ações para a diminuição da violência na cidade estão sendo implantadas pelo Governo do Estado e tenho certeza de que em breve viveremos dias melhores, com baixos índices de criminalidade”, garante Cássio.

Outras medidas já implementadas para combater a criminalidade em Passos são: nomeação de uma juíza titular para as Varas Criminal e da Infância e Juventude, motocicletas para a Polícia Militar, viaturas para ronda de fronteira, criação do Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) no Bairro São Francisco e vagas para apreensão de menores infratores em unidades socioeducativas do Estado. “Estamos criando instrumentos para retomar os dias de segurança na comunidade passensse. Nossos cidadãos merecem ter de volta dias de paz”, garante Cássio.

Olho Vivo

Idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH, o programa Olho vivo já funciona em várias cidades mineiras trabalhando em conjunto com as autoridades no enfrentamento da violência nas ruas. Em muitas delas reduziu em mais de 50% os índices de criminalidade.

Os profissionais da central de monitoramento das câmeras, imediatamente, buscam a imagem do ato delituoso informado, e acionam os operadores de segurança mais próximos da vitimização, para procederam a abordagem e efetuarem a prisão (ou apreensão, se menor de idade) do infrator. O serviço funciona 24 horas por dia.

ASCOM