Documento inclui promoção da Segurança Pública como nona meta a ser alcançada até 2015; Minas é o primeiro estado no mundo a rever os desafios para 2015 perante a ONU
O Secretário de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares, assinou a repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), cujas metas deverão ser alcançadas até 2015.
O evento aconteceu na última semana, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. O documento também foi assinado pelo Governador Antônio Anastasia e por Jorge Chediek, representante do coordenador do Sistema Nações Unidas no Brasil e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Minas Gerais conseguiu cumprir sete dos oito Objetivos do Milênio. E neste evento oficializou a inclusão de um nono compromisso que é a questão da Defesa Social, a fim de buscar maior segurança para todos, por meio da adoção de ações que visem o combate à violência. “Minas vem se destacando na busca pela melhoria na qualidade de vida de sua população e para todo o mundo. E assim como o Governador, acredito que em 2015 comemoraremos os resultados positivos do nosso atual empenho, além da satisfação de vermos nosso povo vivendo mais e melhor” diz o deputado Cássio Soares
A proposta de repactuação dos ODMs prevê a criação de um novo Objetivo, intitulado Mais Segurança e Tranquilidade, que prevê a promoção da segurança pública em Minas Gerais. Redução da taxa de homicídios, redução das mortes por acidente de trânsito e redução da violência contra a mulher são os objetivos traçados.
Segundo o governador Antonio Anastasia, é hora de reafirmar o compromisso do Estado em ajudar a promover o desenvolvimento social no Brasil e no mundo. “Percebemos, já no ano passado, nas tratativas com o Pnud, a possibilidade de dar um passo avante. Afinal, somos o segundo Estado mais populoso do Brasil e temos também uma participação econômica muito relevante dentro do quadro brasileiro”, disse durante a assinatura do memorando de revisão dos Objetivos do Milênio.
CompromissoDevido aos resultados das metas já alcançadas, Minas é considerado pela ONU como um Estado que se compromete fortemente para continuar o desenvolvimento social. Para Jorge Chediek, Minas irá se tornar destaque frente a outros Estados e países por assumir corajosamente um desafio tão ousado. “O que vocês estão fazendo, é pactuar objetivos de desenvolvimento que vão muito além dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Essa é uma das atividades desafiadoras da gestão pública: estabelecer objetivos e prazos” diz. Chediek ainda completou dizendo que a nunca no mundo houve uma repactuação dessa forma e nem com o nível de comprometimento apresentado pelos Governantes de Minas.
Os Objetivos do Milênio surgiram de um pacto mundial assinado entre 191 países, incluindo o Brasil, em 2000. As metas visam o desenvolvimento dos indicadores sociais, como saúde, meio ambiente e educação e devem ser alcançadas até 2015.
Assessoria de Comunicação