Cássio Soares debate com secretária sobre estadualização da FESP

Publicado em 04/09/2014 - politica - Da Redação

Na tarde da quarta feira, 3 de setembro, o deputado Cássio Soares se reuniu em Belo Horizonte com a secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas, Renata Vilhena, para tratar questões relativas à estadualização da FESP. Na terça feira (02), a Funedi, de Divinópolis, uma das instituições estadualizadas pelo então governador Antonio Anastasia realizou no campus a cerimônia que marcou a encampação definitiva da unidade.

Na reunião, a secretária assegurou a Cássio que a estadualização da FESP está garantida, e que nada ameaça o cumprimento do decreto, além de confirmar que os processos referentes à estadualização já estão encaminhados e que os prazos serão cumpridos. “Agora só falta a nossa unidade. Todas as outras estadualizações foram cumpridas no prazo marcado pelo nosso então governador Anastasia. Passos já pode começar a comemorar”, afirma o deputado.

O pedido de aprovação para inclusão do curso de medicina junto ao processo de estadualização é uma demanda importante e é também uma reivindicação da própria Fesp. O curso já possui a aprovação do MEC e estrutura para iniciar as aulas. “O curso de medicina vai trazer inúmeros benefícios para a população. Já existe toda estrutura montada na Fesp, por isso a razão desse nosso pedido. Acredito no Governo de Minas para que esta questão tenha a atenção que merece e seja resolvida” afirma o deputado.

Na oportunidade, o deputado solicitou também atenção do Governo do Estado a fim de garantir que o novo curso de medicina seja iniciado pela instituição e também absorvido pela UEMG. “Ver a FESP estadualizada é um desejo muito antigo de nós, passenses e que hoje se torna realidade. A estadualização é fruto de um trabalho conjunto de muitas pessoas que só querem o bem de nossa cidade e é uma honra ter tido a oportunidade de me juntar à corrente para que a encampação fosse possível”, completou.

Estadualização

Em julho de 2013, o então Governador Antonio Anastasia sancionou a Lei nº 20.807, que dispõe sobre a absorção das fundações educacionais de ensino superior associadas à Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), tendo a Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), uma das beneficiadas. Com a promulgação, a Uemg deve se tornar a terceira maior do Estado. A legislação detalha os passos de um processo que deve culminar com a oferta de 112 cursos pela Uemg, que passará a atender 15 mil alunos.

O deputado estadual Cássio Soares acompanhou todo o processo de estadualização da Fesp, marcado para o dia 3 de novembro. Segundo ele, trata-se de uma conquista histórica para a região, já que o Estado vai assumir a gestão do ensino, que passará a ser gratuito, e a seguir as diretrizes de pesquisa da universidade estadual.

As fundações devem cumprir uma série de procedimentos previstos nesta Lei para que o processo seja concluído. A FESP está com processo adiantado e em fase final. A lei cria garantias para que os estudantes não sejam prejudicados pelas absorções e detalha sua transferência à Uemg. As regras de transição para os empregados das fundações também já são detalhadas na norma.

FONTE: ASCOM