Cássio Soares recebe medalha da ALMG

Publicado em 17/11/2014 - politica - Da Redação

O deputado Cássio Soares foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo - Grau Mérito Especial - da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Essa honraria é concedida a pessoas que têm contribuído com todo o Estado através de exemplos de trabalho que geram o desenvolvimento. No Grau Mérito, recebeu a medalha por indicação do deputado a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé). A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo, que agraciou 249 personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais, aconteceu na manhã da sexta-feira, 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Cássio Soares (PSD) e Tony Carlos (PMDB) foram os únicos deputados que receberam a homenagem. A escolha pelos agraciados neste grau é feita pelo Conselho da Ordem, presidido pelo chefe do Legislativo, Dinis Pinheiro, e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Também foram agraciados com o grau Mérito Especial os secretários de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho.

Para o deputado, receber a medalha é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito.”Receber a medalha do Mérito Legislativo é uma honra para qualquer cidadão, ainda mais para mim, como pessoa pública e representante do povo. Para mim serve de parâmetro para saber que estamos no caminho certo, queremos continuar trabalhando com muita responsabilidade e eficiência para devolver essa gratidão do povo mineiro em forma de trabalho, de realizações e melhorias de vida para população mineira”, afirma Cássio.

Cássio Soares fez a indicação da Cooxupé que, segundo ele, se deu por se tratar de uma instituição de grande respeito, antiga, consolidada e que presta relevantes serviços às comunidades do sul e sudoeste de Minas. “A Cooxupé é a maior cooperativa de café do mundo, ela gera emprego, divisas, faturamento para o Estado, através de recolhimento de impostos, e é um sinônimo de sucesso, com uma diretoria responsável e eficiente”, declara o deputado.

Geraldo Magela, membro do Conselho Administrativo da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG), que recebeu a medalha em nome da Cooxupé, comentou a homenagem recebida pela cooperativa, destacando a importância da indicação para a instituição. “A Ordem do Mérito Legislativo é algo extremamente representativo, sendo motivo de muita felicidade. A Cooxupé se sente honrada e orgulhosa por ser agraciada com essa comenda, por indicação do deputado Cássio. Somos uma cooperativa de mais de 80 anos de história, uma das maiores do mundo, que atualmente congrega quase 12 mil associados, e a maioria deles pequenos produtores que vivem de agricultura familiar. Sendo assim, essa distinção tem uma grande importância para esses produtores e para o setor que representamos. É com muita honra que recebemos esse reconhecimento, que só abrilhanta e engrandece o trabalho da Cooxupé”, relata.

Evento resgata o legado de Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o Barroco Mineiro foram homenageados durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo. A cerimônia, que integra as atividades da agenda comemorativa do bicentenário de morte de Aleijadinho, foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e teve como oradora a empresária e empreendedora cultural Angela Gutierrez.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, destacou o legado do artista barroco. Para ele, Antônio Francisco Lisboa foi um homem à frente do seu tempo, e a sua arte é inspiradora. Ele ressaltou que Aleijadinho foi um artista popular, e resgatar sua história é remeter à ideia de cidadania.

“Ele foi um homem do povo que apontou para uma sociedade mais justa. É esse homem do povo que, superando a complexidade de sua deficiência física, apontou para a modernidade de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

Para o parlamentar, os jovens precisam conhecer melhor essa história para ampliar seus horizontes e devem revisitar o passado para sonhar um futuro melhor. “Nossos jovens, tão sedentos de uma constante transformação social, precisam conhecer o trabalho e a personalidade de Antônio Francisco Lisboa, mineiro que simboliza o melhor de nossas raízes. Que a obra imortal de Aleijadinho possa nos inspirar na construção de uma realidade na qual se universalize a qualidade de vida, abrindo-se novas oportunidades”, defendeu.

FONTE: ASCOM