Publicado em 26/07/2013 - politica - Da Redação
O secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares esteve reunido com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta. Na reunião, Cássio solicitou viaturas para municípios da região sul e sudoeste do Estado, além de pedir mais empenho no combate ao avanço da criminalidade, principalmente em Passos, que tem apresentado persistência nos altos índices de violência.
A reunião aconteceu na quarta-feira, 25 de julho, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.
Cássio requisitou ao chefe da Polícia Civil viaturas para auxiliar no policiamento dos municípios da região. Segundo o deputado, há necessidade de reforçar a frota em algumas cidades, para que o trabalho de investigação seja ainda mais efetivo. “Precisamos juntar os esforços para conter esta onda de violência que se estabeleceu em Passos e em várias cidades próximas. A comunidade já não aguenta mais conviver, há algum tempo, com esses números e índices intoleráveis de criminalidade”, declarou. “Temos visto muitas ações do Governo de Minas na tentativa de mudar essa realidade, mas ainda temos muito a fazer”, reforçou Cássio.
Em especial, o deputado solicitou uma viatura exclusiva para o serviço de investigação rural que também tem apresentado aumento da incidência de crimes de roubo. “Foi criado um grupo de investigação com o apoio do delegado regional Dr. Paulo Queiroz atendendo solicitações de diversos produtores rurais, quando tivemos a oportunidade de levar até a Policia Civil essa preocupação e agora estamos trabalhando para oferecer condições a essa equipe para trabalhar de maneira eficiente” destacou Cássio.
Cylton Brandão apresentou vários esforços da polícia em promover ações de combate ao crescimento da violência em Minas e se propôs a atender às demandas de Cássio Soares. “Cássio já trabalhou com segurança pública e sabe bem das necessidades para se conter essa onda de violência. Porém são muitos os desafios, vamos trabalhar para que a paz volte a reinar em Passos, como era”.
Preocupação Social
À frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) Cássio Soares tem demonstrado grande preocupação com os índices de criminalidade, principalmente em Passos e região. Para o secretário, existe hoje uma situação de contraste. Por um lado, Cássio aponta a evolução sistêmica da assistência social no estado, prestando um serviço de qualidade ao cidadão. Por outro, ressalta o aumento da violência. “Quando estudamos esse fenômeno, constatamos que não é só um problema de segurança pública, porque boa parte da criminalidade, que assola nossa sociedade em geral, vem de grandes distorções sociais”, avalia.
Para diminuir esta disparidade, o secretário cita os programas sociais do Governo de Minas, fundamentados no acompanhamento familiar e no fortalecimento de vínculos. “São quesitos fundamentais para que a gente preserve nossos jovens e as nossas crianças, que serão o futuro do nosso país, do nosso Estado”, explica.
Na contramão das ações utilizadas em todo o Estado, Passos reduziu o número de serviços sociais oferecidos aos mais carentes, com o fechamento de três unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que atendiam mais de cem famílias por mês, nos bairros Cohab IV e V, Nossa Senhora Aparecida e Nova Califórnia. “Os centros ofereciam várias atividades e contribuíam para diminuir as ações criminosas naquelas localidades”, analisa o deputado.
Fonte: ASCOM