
Especialistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresentaram um plano de metas para a modernização da rede de energia elétrica de Bandeira do Sul, na região sul do Estado. A reunião ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira (01/12), no município. As ações, que terão um custo total de R$ 1,2 milhão, foram explicadas aos moradores. O deputado Carlos Mosconi (PSDB) foi indicado pelo governador Anastasia para ser o responsável pela interlocução.
No carnaval deste ano em Bandeira do Sul, fitas metalizadas lançadas sobre a rede de energia romperam cabos de média tensão. O acidente matou 16 pessoas e deixou outras 55 feridas. Laudos realizados atestam que a Cemig não foi culpada pelo ocorrido.
De acordo com Mosconi, a dor das famílias é legítima e deve ser compreendida. Por isso, mesmo estando isenta da culpabilidade, a companhia energética está priorizando ações no município. “Engenheiros da Cemig estão na cidade para mostrar a população o que já está sendo realizado e o que ainda vai ser feito em melhorias na rede elétrica de Bandeira do Sul e em medidas educativas. O meu papel é cobrar para que essas ações sejam cumpridas”, explicou o parlamentar.
Ações. No fim de julho, cerca de 160 empregados trabalharam na manutenção e inspeção da rede elétrica e dos 480 postes da cidade. Próximo ao bairro da Roseira, a rede baixa de energia foi levantada devido ao fluxo de caminhões no local. Em novembro, a iluminação pública foi substituída. Até o fim de dezembro, a rede próxima ao prédio da prefeitura

será afastada para prevenir acidentes.
De acordo com a programação apresentada, em fevereiro de 2012, a rede convencional já terá sido substituída pela protegida e a de baixa tensão pela isolada. A intenção é que, até julho de 2012, a cidade possua dupla alimentação de energia, o que garantirá melhoria de desempenho e aumento de capacidade elétrica.
Projetos educativos. Duas escolas municipais vão participar de projetos de educação e orientação do uso consciente de energia. O programa de eficiência energética vai instalar energia solar no Lar São José. Três creches terão as geladeiras e as lâmpadas substituídas por outras mais econômicas. A população de baixa renda também será inserida, em 2012, no programa Conviver, que tem como objetivo reduzir o consumo e diminuir o valor da conta.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte