Câmara irá votar projeto sobre tratamento de resíduos sólidos em Muzambinho

Publicado em 22/08/2015 - politica - Da Redação

Câmara irá votar projeto sobre tratamento de resíduos sólidos em Muzambinho

Em entrevista ao site muzambinho.com nesta semana, a vereadora Silene Cerávolo e o vereador Nilson Bortoloti falaram sobre a entrada do projeto que trata sobre o tratamento dos Resíduos Sólidos na cidade, com o objetivo de prevenção e controle da poluição, preservação do meio ambiente e promoção da saúde pública, entre outros. O projeto deverá ser votado nas próximas semanas.

A vereadora Silene Cerávolo disse que outros projetos sobre o mesmo tema não foram para frente e é preciso muita seriedade na análise deste projeto, que deverá ficar por 15 dias nas comissões. Silene disse que em outra ocasião, esta administração quis fazer a coleta seletiva de lixo, e no edital constavam 11 erros, que foram denunciados pela vereadora. Faltava licença ambiental e competência para a empresa, contou. Para ela, cada detalhe do projeto é preciso ser analisado, inclusive a participação da sociedade e sua conscientização.

Para Nilson Bortoloti, é um projeto importante para o município. Ele destacou que a população pode participar da análise de processo, na câmara municipal, utilizando a tribuna livre e comparecendo as audiências públicas. 

Veja ainda outros temas debatidos na reunião do Legislativo na segunda-feira, 17/08.

Elogios - O vereador Pelezinho falou sobre a escolha do colega Cléber Marcon para comandar os 153 sindicatos da Associação. Para ele, esta escolha é boa para a cidade. Pelezinho elogiou o trabalho de Andre Montalvão na Federação dos Trabalhadores de Minas Gerais, criando pólos regionais. Segundo ele, quando tem  muzambinhenses em algumas áreas há uma facilidade para as pessoas da cidade. Cleber Marcon agradeceu as palavras do colega e também elogiou o trabalho de André Montalvão, entre outras pessoas da cidade que trabalham na defesa dos trabalhadores. 

O vereador Pelezinho elogiou o trabalho de asfaltamento de ruas na cidade e também o tapa-buracos. O vereador Cléber Marcon parabenizou a prefeitura pelo recapeamento de várias ruas e também as novas ruas que foram feitas, assim como o trabalho feito nas estradas rurais. Cléber comentou também sobre as placas de sinalização que foram colocadas na zona rural. Para ele, isso facilita a localização dos bairros. O mapeamento das estradas rurais é um projeto que também deverá ser desenvolvido, para que possam ser localizadas por GPS, disse Cléber. 

 

POLÍCIA E Multas - O vereador João Pezão falou sobre a atuação da policia militar na cidade. Segundo ele, há um número excessivo de multas sem abordagem, principalmente sobre falta de uso de cinto de segurança na cidade. Para ele, os militares têm que trabalhar e exercer a profissão, mas, por outro lado, há questionamentos das pessoas multadas sobre a certeza se estavam ou não com o cinto de segurança, ainda mais no caso de carros com vidros escuros. Pezão pediu que o tenente Wagner peça que os militares usem do bom senso para aplicar as multas sem abordagem. Canarinho disse que também ouviu relatos destas multas e pediu que o comandante cobrasse dos policiais, para que eles abordem as pessoas com o objetivo de ter certeza da infração. 

 

Funcionalismo público - O vereador Nilson Bortoloti disse que o conceito que se tem sobre o funcionalismo público é injusto porque generaliza de forma negativa. Segundo ele, grande parte dos funcionários do município é de boa índole e honram o cargo que ocupam , tendo algumas exceções. O vereador disse que a cidade teve casos de motoristas que zelavam pelos veículos como se fosse seus, o que aumentou a vida útil destes veículos; servidores que trabalharam no fim de semana, sem receber horas extras, para resolver problemas na rede de esgoto, por exemplo. Nilson listou vários casos de servidores aplicados que prestaram serviços de grande qualidade ao município, de todas as áreas. Para ele, é preciso que a administração seja atendida como um todo e funcione em parceria, para que o sistema evolua. A necessidade da valorização do funcionário também foi citada por Nilson. 

 

Outros assuntos - Sobre o Parque Municipal, Pelezinho disse que o local está precisando de uma limpeza, pois recebe muitas pessoas, inclusive, de outras cidades. Pelezinho elogiou também a festa da Vila Bueno. 

Pelezinho disse que a APAE recebeu uma verba de R$152 mil, que veio do Ministério de Combate a Fome, e, por isso, não pode ser usada na cobertura da quadra. O dinheiro deverá ser usado com alimentos.